Quem tem medo das Pragas? (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 02 de Maio, 2021

Como explicar o descontrole da Peste em países governados pela extrema direita? Os Estados Unidos de Trump, o Brasil de Bolsonaro e a Índia de Modi. As ciências sociais nos devem uma análise aprofundada.

No caso brasileiro, a cultura da morte já era dominante antes da Pandemia. O número de homicídios sempre foi naturalizado, normal, inevitável. As chacinas! As balas perdidas! Os óbitos no trânsito! A elevada mortalidade por doenças evitáveis! Morrer no Brasil nunca foi motivo de comoção social.

Historicamente, segundo Darcy Ribeiro, queimamos negros e índios num genocídio sem fim. E uma boa parte dos brancos pobres e remediados.

Isso é fato!

O atual cangaço sanitário no Brasil, tem causas múltiplas. Entre elas, o desleixo das pessoas na prevenção da Peste. As aglomerações e o não uso de máscaras, por exemplo, são regras dominantes na sociedade. A desgraça não pode ser atribuída somente ao desdém governamental.

O pensamento Negacionista é dominante no Brasil!

Somando-se os que acham os dados da Peste exagerados com os que acreditam em tratamentos mágicos, forma-se uma ampla maioria. Bolsonaro prega em solo fértil.

No Brasil, quatrocentos mil mortos não causaram indignação moral na sociedade. Só o sofrimento de familiares e amigos.

Não confundir Negacionismo com desinformação. Mesmo entre os que passaram pelas universidades, “gente culta”, o Negacionismo é dominante. Claro, um Negacionismo mais sofisticado.

A Peste não amedronta no Brasil.

Antonio Samarone (médico sanitarista)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc