O Tempo anda mexendo com a Gente. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 05 de Maio, 2021

O que está acontecendo nos Estados Unidos?

É o fim da Era Reagan e da onda neoliberal? O estado deixando de ser visto como o principal obstáculo para o crescimento da economia capitalista?

Esse modelo rodou o mundo com o nome de “Consenso de Washington”.

O Presidente Biden (78 anos), sem promessas nem alardes, propõe um “New Deal”, gastar seis trilhões de dólares - 30% do PIB deles, para estimular a economia, combater a pobreza, o racismo, reformar a infraestruturas e reverter as mudanças climáticas. Uma transição para uma economia verde.

É a volta do sonho da social-democracia europeia? O estado como motor do progresso e protetor do cidadão, do berço ao túmulo.

A minha bússola está desorientada.

Aprendi com a canção de Belchior que, “não preciso que me ensinem de que lado nasce o sol, porque bate lá o meu coração”.

Há muito tempo, a fonte de utopias não são os sovietes de Stalin, nem a China de Mao, nem a Albânia de Enver Hoxha.

E a China de Deng Xiaoping? Com o seu socialismo de mercado, ameaçando a hegemonia americana.

Os Estados Unidos estão reagindo para enfrentar a China, deixando de ser os “Xerifes” do mundo, para dominarem pelo exemplo?

Ou são apenas estratégias e o Imperialismo é o mesmo?

Os Estados Unidos serão o novo farol das utopias ou é o lobo botando uma fantasia de cordeiro? Claro, uma pergunta ingênua.

O desenvolvimento sustentável é viável com a democracia representativa ocidental ou a vitória da economia asiática é irreversível?

Um fato é claro: o neoliberalismo não resolveu a crise capitalista e, politicamente, está empurrando o mundo para o fascismo. O brasil não é um caso isolado.

O Brasil sempre na contramão! Por aqui, o neoliberalismo ainda é hegemônico, quase exclusivo.

Antonio Samarone (médico sanitarista)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc