Quais os Critérios, Governador? (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 26 de Janeiro, 2022


O Estado de Sergipe vem afundando economicamente, isso ninguém discorda. A Assembleia Legislativa contratou um diagnóstico à Fundação Dom Cabral e o resultado foi assustador: Sergipe é um paciente terminal.

Sergipe não suporta mais 4 anos de apatia!

O bloco que governa o Estado há quase 20 anos rachou com a saída do PT, o principal Partido.

O Governador Belivaldo Chagas não está sabendo manter unido o que sobrou. Acho até desumano entregarem a ele esta tarefa.

Belivaldo Chagas é um governador de transição. Ele não é e nunca foi um líder, um chefe de partido. Na verdade, ele ocupou todos os cargos na vida pública pelas mãos do Senador Antonio Carlos Valadares.

A história não pode ser apagada.

Colocaram no colo do Governador uma bomba com o pavio acesso, com hora marcada para explodir. Ele deve escolher o candidato do grupo ao Governo. Como escolher, se ele não lidera?

Ele só tem um nome competitivo, o Prefeito de Aracaju.

Entretanto, uma parte não aceita o Prefeito. Ameaça com o rompimento. É muita gente apaniguada, parentes, amigos, cabos eleitorais, e eles não confiam, acham que Edvaldo Nogueira não cumpre os compromissos.

Compromisso com o quê? Com um programa de governo, um projeto para tirar Sergipe do atoleiro. Nada disso! Compromisso com a divisão do butim.

Paciência!

É uma briga de foice no escuro. Não existe discussão doutrinária ou programática. O critério de cada um é simples: “o que é que eu ganho com esse cara no Governo”. É um saco de gatos! Um quer ser isso, outro quer ser aquilo.

A Sinecura mais disputada é o Tribunal de Contas.

Eles sabem que vão enfrentar um nome forte. Mesmo unidos, não é fácil derrotar Rogério Carvalho do PT, montado na locomotiva Lula.

Eu perguntei a um amigo palaciano: e por que Belivaldo não usa o critério de escutar o povo? Ele deu uma risada: “Samarone, você sabe que eu tinha esquecido desse detalhe, seja quem for o escolhido vai precisar de votos.”

Pois é, a vida palaciana é um oásis de facilidades. O eleitor é apenas um detalhe!

Os articulistas da grande imprensa esperam de Belivaldo uma decisão. E ele, perdido, sem rumos, adia sempre para o último dia. “Não decido nada sobre pressão”, afirma o mandatário.

Gente, isso é crueldade!

Governador, na ausência de critérios, faça um sorteio! Sei lá, faça uma gincana, igual as disputas do Big Brother.

Enquanto eles não se entendem, o Estado de Sergipe marcha à deriva.

Antonio Samarone (médico sanitarista)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc