Gente Talentosa. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 16 de Fevereiro, 2022



 

Um neto de Seu Benício das Caraíbas fechou a prova de matemática do ENEM - 2021, acertou todas as questões. Filipe é o nome do abençoado, um filho da escola pública.

A prova de matemática do ENEM - 2021 foram 45 questões, uma foi anulada e Filipe acertou as 44 restantes. Sem chutes, todas resolvidas. Uma glória!

Filipe Nunes Rezende nasceu, se criou e vive nas Caraíbas, Zona Rural de Itabaiana. Filipe nasceu em 29/04/2004, filho de Jorge do Nascimento Resende e Dona Luciene Pastora Nunes Resende.

Fez o primário na escola municipal do seu Povoado, com a professora Maria de Jacó, antiga mestra, que mora no Beco do Cemitério das Flechas. Minha mãe foi a primeira professora das Flechas, nos tempos de Euclides Paes Mendonça, década de 1950.

Com a conclusão do Primário, Filipe foi para o Colégio Nestor Carvalho, na Praça João Pereira, em Itabaiana. Foi lá, na escola pública, que Filipe tomou gosto pela matemática, sob a influência do professor Tito.

Viva o anônimo professor Tito!

No terceiro ano do segundo grau, Filipe também foi incentivado para a matemática, pelo professor Jaeldson, do pré-vestibular “Alternativo”, em Itabaiana.

Filipe sempre foi destaque nas olimpíadas de matemática. Recebeu medalhas nas olimpíadas de 2016, 2018 e 2021. Como se tornar um iluminado na matemática, saindo da Zona Rural de Itabaiana e frequentando a escola pública? Primeiro é o talento e a dedicação nos estudos de Filipe, segundo é o acesso a Internet, onde os conteúdos estão à disposição de todos.

O caminho do conhecimento ainda está aberto, mesmo em tempos de Pandemia.

Para não se pensar que Filipe só é bom na matemática, ele fez 920 pontos na redação, dos mil possíveis.

Felipe decidiu cursar medicina na UFS. Pode-se perguntar, se ele é tão bom em matemática, por que não vai cursar engenharia? Não! Ele quer medicina.

Há alguns anos eu perguntei a um amigo, grande matemático da UFS, professor doutor Valdenberg, qual era o futuro da matemática? Ele me respondeu de forma enigmática: a medicina!

Depois eu entendi o que ele queria dizer. A medicina precisa cada vez mais da matemática e o talento de Filipe pode ajudar.

Parabéns, Filipe Nunes Rezende, seja bem-vindo a medicina.

Parabéns pela proeza no ENEM. Você entra para a Universidade em grande estilo.

Não é gabolice, Itabaiana tem se destacado na vida intelectual de Sergipe.

Nunca perca as raízes Filipe e siga em frente. A vida está apenas começando para você.

Parabéns, Itabaiana, pela nova safra de caraibeiros!

*Antonio Samarone (médico sergipano)*

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc