Gente Sergipana – Dr. Silvério Martins Fontes. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 03 de Abril, 2022 - Atualizado em 03 de Abril, 2022

 

 

A história de Sergipe é recheada de cantos e loas aos sesmeiros, senhores de baraço e cutelo. A história do povo e de seus heróis é esquecida, não se conta.

Silvério Martins Fontes nasceu em 1º de fevereiro de 1858 na cidade de São Cristóvão, ex capital da então província de Sergipe.

Fez os estudos primários e parte dos secundários na terra natal, vindo completa-los no Rio de Janeiro, matriculando-se na Faculdade de Medicina da capital do Império. Estudante pobre, lecionava geometria e latim para poder manter-se e pagar o curso médico.

Silvério Martins Fontes faleceu em 27 de junho de 1928, em Santos, com a idade de 70 anos.

Quem foi Silvério Martins Fontes? Vejam esse documento:

Carta do historiador itabaianense Francisco Antônio de Carvalho Lima Junior (1896), ao ilustre médico sergipano Silvério Martins Fontes, autor do Manifesto Socialista ao Povo Brasileiro (1889); fundador do Centro Socialista de Santos (1895) e do jornal “A Questão Social (1895).

“Não podia aparecer em melhor oportunidade um jornal nas condições do – A Questão Social uma vez que não se proponha a transigir com os bandos de especuladores, que vive por toda a parte a pescar em águas turvas em épocas eleitorais. O nosso novo vale tão pouco como elemento propulsor dos mecanismos sociais. Tem se aviltado tanto, se tornado de tal modo ludibrio dos falsos profetas, vítima que beija os pés dos seus algozes, que faz desconfiar da sua constância na luta pelos interesses, e sobretudo na dedicação sincera aos melhores servidores. A meu ver, a importância que merece a propaganda em favor do proletariado em país como o nosso, não consiste tanto na aspiração europeia de uma reforma radical de uma instituição governamental, como na reforma dos costumes, o que só se pode alcançar por meio de profunda transformação moral. Sem isto, nada se conseguirá de positivo, senão estragar um belíssimo ideal. Para conseguir encarnar o ideal no verdadeiro, há mister de virtudes muito heroicas e mui lenta evolução. Por enquanto, a propaganda dirigida sob o ponto de vista científico, terá feito muito, operado prodígios, se conseguir anular as influencia maléficas, que, mentindo a democracia, se opõem a proclamação da República do Brasil... A missão da A Questão Social, como de todos os órgãos de propaganda das mesmas ideias, deve, por enquanto limitar-se a sanear, livrando-os desses miasmas, que os históricos, tem sido os primeiros a espalhar em nosso ambiente social. Falo, como disse, como histórico, que se envergonha dos companheiros na tribuna popular, no jornalismo, no parlamento, em toda a parte onde acham pessoas sem escrúpulos a quem mandar. Não será, pois, transigindo com o meio atual, que achará guarida o ideal socialista... “ (publicada na A Questão Social, nº 44, Santos, 01/04/1896, p.2)

Silvério Fontes formou-se em 1880, elaborando para o doutorado a tese A microbiologia baseada na obra de Pasteur, primeiro trabalho aparecido no Brasil sobre a matéria.

Silvério Fontes seguiu em 1881 para Santos, onde iniciou sua fecunda carreira de médico e de combatente das causas populares, e de onde não mais se retiraria.

Santos foi um polo de atração dos sergipanos desde o final do século XIX. Gente famosa, como Silvério Fontes e Quintino de Lacerda, como a massa de retirantes. Segundo Josué Modesto, no final do século XIX Santos precisava de mão de obra. Em 1892 veio a Sergipe um aliciador em busca de quatrocentos trabalhadores para tocarem a obra de de reforma e construção do Porto de Santos.

Depois de 1922, fundado o Partido Comunista, deu-lhe o Dr. Silvério Fontes a sua adesão. Reconhecia assim, no PCB, o legítimo herdeiro e continuador dos velhos combatentes que desde os primórdio da República haviam desfraldado em terras do Brasil a bandeira do Socialismo.

Talvez seja essa a razão do seu esquecimento em Sergipe: Silvério Fontes foi o primeiro sergipano a filiar-se ao PCB.

Astrojildo Pereira. Silvério Fontes, pioneiro do marxismo no Brasil. Estudos Sociais, vol. III/n° 12, Rio de Janeiro, abril de 1962.

Silvério Fontes é tido por Astrojildo Pereira, como o primeiro socialista brasileiro de tendência marxista.

Vocês ficaram curiosos se a “Editora Martins Fontes” tem ligação com a família do doutor Silvério Martins Fontes. Tratarei do assunto no próximo texto.

Antonio Samarone (médico sanitarista)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc