Gente Sergipana – Antonio Resende (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 18 de Abril, 2022 - Atualizado em 18 de Abril, 2022

 

 

Antonio Resende nasceu em 20 de novembro de 1948, na belíssima cidade de Frei Paulo. Guardou lembranças infantis do sorvete e do bolachão de Frei Paulo, os melhores do agreste. Dr. Resende era o filho mais novo do Senhor Manuel José de Almeida e da senhora Josefa Resende de Almeida.

O seu Manezinho, o pai de Resende, descendia de uma família do povoado Canário, em Itabaiana. Era agricultor, dono de um sítio no povoado Serra Redonda, e proprietário de duas prósperas lojas de tecidos, uma no município de Frei Paulo e a outro no município de Carira.

A Loja de Frei Paulo tinha 4 portas abertas para a rua, como se dizia naquele tempo, para se dar uma dimensão da grandeza do estabelecimento. A Dona Josefa, mãe de Resende, era uma senhora distinta e de conversa fácil e agradável. Neta do Coronel Senhorzinho da Batinga, proprietário de muitas fazendas e de uma engenhoca lá para as bandas de Ribeirópolis.

O Dr. Resende aprendeu neste berço a mais rígida formação moral, e os mais rigorosos critérios de honestidade. Recebeu uma educação onde se aprendia a tomar a benção de pai e mãe e respeitar os mais velhos, coisa hoje em dia fora de moda.

Como tantas famílias de nosso interior, seu Manezinho e Dona Josefa tiveram que deixar Frei Paulo muito cedo, para que os seus filhos pudessem estudar, pois naquele tempo só existia ensino em Frei Paulo até o Primário. Quando se mudaram, o pequeno Resende tinha apenas 5 anos.

Branquinho, com a cabeça pelada, mais sempre metido a valente, arrochadinho, como diz seu irmão Zé da Baleia. Assim o menino Resende foi se criando nos folguedos de nossa bela Aracaju, na Rua Simão Dias.

Sua primeira professora foi à dona Josefina, que lhe ensinou as primeiras letras numa escolinha na rua de São Cristóvão. Logo depois, seus pais procuraram um dos melhores colégios daquele tempo, o Jackson de Figueiredo.

Depois, por iniciativa do próprio Resende, foi concluir os estudos do nível secundário, no Ginásio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, famoso pela qualidade de ensino.

O nível superior, o Dr. Resende só queria fazer fora de Sergipe. Escolheu Caruaru, e partiu para cursar brilhantemente a odontologia. Ai as dificuldades financeiras já apareceram. Seu Manezinho já tinha sofrido o primeiro derrame, e a família teve que apertar o cinto para manter o filho e o irmão que resolvera estudar. Mas tudo passou. O Dr. Resende retornou de Caruaru com o canudo na mão.

Desde rapazinho, o Dr. Resende já era meio tirado a play-boy, gostava de bons perfumes, boas roupas. O seu primeiro transporte foi uma cinquentinha azul, uma Yamara cinqüenta cilindrada, presente de seu irmão Zé da Baleia, depois passou para uma Honda 125, um fusca rebaixado, tala larga, mais em pouco tempo já estava com um dodge dart amarelo.

Como odontólogo, seu primeiro emprego foi no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabaiana, dirigido pelo famoso líder Antonio Pé de Bronze. Depois ingressou na Marinha de onde saiu reformado como tenente.

Nesse intermédio exerceu a odontologia numa clínica particular, inicialmente na rua de Capela, depois na Praça da Bandeira. Foi proprietário de duas importantes clínicas na cidade de Aracaju. Profissional sério, competente, que procurou continuamente se aperfeiçoar, com cursos e treinamentos fora do Estado.

O Dr. Resende foi vítima da Pandemia. Faleceu em 08 de maio de 2021, em Aracaju.

Antonio Samarone (médico sanitarista).

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc