O Novo sempre nasce! (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 30 de Abril, 2022 - Atualizado em 30 de Abril, 2022


 

Curioso, fui a 2ª Exposição da Indústria, Comercio e Serviços de Itabaiana. Um fato inusitado: o País em franco processo de desindustrialização e uma cidade do interior de Sergipe realizando uma exposição industrial.

Do que se trata?

Um espanto, centenas de pequenos empresários, cheios de esperança, mostrando o que cada empresa está produzindo. Um clima orgulho e otimismo. Itabaiana esbanja dinamismo.

Há menos de uma década, a imagem de Itabaiana estava ligada a violência, ao vale tudo, a um comercio dominado pela ilegalidade. Se dizia em tom de galhofa: em Itabaiana se compra pneus mais barato do que na fábrica. A capacidade de trabalho dos ceboleiros era ignorada.

Itabaiana era uma cidade desorganizada. Fiquei longe no Tempo da Pandemia e agora voltei. A cidade respira grandeza!

Não falo apenas das ruas e praças bem cuidadas, das escolas oferecendo um ensino de qualidade, dos servidores recebendo em dias. Falo da imagem da cidade. Itabaiana virou sinônimo de desenvolvimento.

Itabaiana tem feira de livros, orquestra sinfônica, uma TV de boa qualidade e um comercio competitivo. É a Capital do caminhão. O que você não encontrar, vá em Itabaiana, que tem bem mais barato.

Fiquei impressionado com a Exposição Industrial. Quis saber o que tinha acontecido, qual foi o milagre, o que determinou essa virada?

As respostas foram quase unânimes: a capacidade de trabalho do povo é a mesma, só que há 10 anos a cidade passou a ser administrada com competência e espírito público. Será se aconteceu em Itabaiana o que não acontece em Sergipe há 16 anos?

Um bom Prefeito pode mudar até a imagem de uma cidade? Criar esperança. Criar uma nova narrativa de progresso. Voltei com essa reflexão.

Procurei o Prefeito Adailton, puxei uma conversa recheada de perguntas. Ele foi sucinto: “Tudo começou com Valmir de Francisquinho”.

Continuou Adailton: “Samarone, nem sempre o talento político vem acompanhado da competência administrativa. Muitos são bons na política e péssimos gestores, outros o inverso. Quando coincide incidir numa mesma pessoa o dom político e a capacidade administrativa, surge o novo. Valmir é isso!”.

Será?

Fiquei em dúvidas: esse Valmir pode ser uma alternativa fora da mesmice, para tirar Sergipe do buraco?

*Antonio Samarone (médico sanitarista)*

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc