Hospital do Câncer de Sergipe. (Por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 03 de Maio, 2022 - Atualizado em 03 de Maio, 2022



 

O governador Belivaldo volta a anunciar a construção de um Hospital do Câncer. De novo? Essa estória se arrasta há uma década. Parece que os pruridos demagógicos aumentam em época de eleição.

Se o projeto for o antigo, o Hospital do governo terá: 100 leitos de internação adulto; 26 leitos de internação pediátrica; 10 leitos de UTI adulto; 05 leitos de UTI pediátrica; 60 leitos de quimioterapia adulto; 14 leitos de quimioterapia pediátrica; 06 salas cirúrgicas; 24 consultórios médicos; 02, consultórios odontológicos;

O Hospital do governo será equipado com 01 Acelerador Linear; 02 Raio X; Mamografia; 02 laboratórios; Agência transfusional; emergência; setor de fisioterapia; 02 salas de aula; e farmácia.

A construção desse hospital custará cerca de 110 milhões, fora os reajustes do contrato.

Entretanto a preocupação é outra: quanto custará aos cofres públicos a manutenção (custeio, pessoal, logística etc.) de um hospital especializado em câncer deste porte?

Em Saúde construir é fácil. A dificuldade são os recursos para a manutenção.

Ou seja, Belivaldo anuncia a construção de um hospital para o próximos governador administrar, sem deixar prevista uma fonte de custeio. De onde sairão os recursos para o financiamento do custeio desse Hospital do Câncer. O orçamento da saúde do Estado suporta assumir mais essa despesa?

A partir da Emenda do Teto de Gastos, a União reduziu em 19 bilhões os recursos para o SUS. O período de vacas gordas da Pandemia acabou.

Para quem não é da Saúde ter um ideia dos custos hospitalares: para se manter o HUSE funcionando, o Estado gasta em média 40 milhões por mês.

Entretanto, esse não é o maior absurdo. Não! A falta de planejamento é absoluta.

Está sendo construído pelo empresário Henrique Prata um Hospital do Amor em Lagarto, especializado em câncer. Essa experiência iniciada em Barretos, SP, é exitosa no Brasil. Trata-se de um hospital público não governamental.

Lagarto já possui uma Faculdade de Medicina – UFS. e pode se tornar num centro de referência regional no tratamento do câncer.

O avô de Henrique Prata é o médico e escritor sergipano Ranulfo Prata. Gente, o Hospital do Amor é uma referência internacional no tratamento do Câncer. Tem tudo para dar certo também em Sergipe.

Qualquer governo com espírito público se somaria a iniciativa de Lagarto. O Hospital do Amor é uma referência mundial no tratamento do câncer, onde o pobre tem acesso gratuito.

A primeira etapa começa a funcionar esse ano.

Governador, se o senhor quiser anunciar a construção de um hospital em Sergipe, estamos precisando um hospital de retaguarda. O HUSE é um hospital de urgência.

Gente, eleições não pode ser um Vale-tudo!

*Antonio Samarone (médico sanitarista*
(A foto é do Hospital do Amor em Lagarto)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc