A Consciência do doutor Pedrito. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 27 de Julho, 2022

 


O doutor Pedrito Salgado já beira os 60 anos. Mesmo sabendo pouca medicina, Pedrito ganhou notoriedade e fez boa clientela. O seu consultório é cheio. O dr. Pedrito sempre foi um conservador acomodado. Ele nunca se expôs politicamente.

O avô de Pedrito foi integralista (galinha verde) destacado em Sergipe. O pai ficou rico no tempo da ditadura. Pedrito sempre manteve a aparência de neutralidade. Um homem fino, que dizia odiar a política.

Ninguém sabe o porquê, nem o seu psicanalista, Pedrito assumiu a militância política, sobretudo nas redes sociais. O seu profundo encantamento pelo “Mito” beira a irracionalidade.

Durante a pandemia Pedrito foi um negacionistas convicto, acreditou que a ivermectina e a cloroquina tinham eficácia preventiva. Virou um bolsonarista de carteirinha.

O dr. Pedrito chegou a botar um pato amarelo, aquele da FIESP, na entrada do seu consultório. A esposa exigiu que ele retirasse; “Pedrito, você perdeu o juízo. Respeite os seus pacientes.”

O dr. Pedrito acredita que as urnas são fraudulentas e que o STF é um antro de comunistas. A alma fascista de Pedrito saiu do armário. Ele perdeu o medo e está certo de que um golpe será a salvação do Brasil.

Pedrito entope um grupo de médicos no WhatsApp, do qual faço parte, com vídeos de louvação à supremacia branca e trechos bíblicos. Pedrito acha-se profundo postando as mensagens dos evangelhos. Soube que nem ele lê. Copia e cola.

Entretanto, os ventos começaram a mudar!

A reunião de Bolsonaro com os Embaixadores deixou o doutor Pedrito preocupado. Ele é fascista, mas não é burro. Começou a suspeitar que esse negócio de golpe pode não terminar bem. E ele, a sua imagem, como ficaria?

O dr. Pedrito começou a pensar em recuo. Ele apoiou Collor apaixonadamente. Depois do desastre, todos esqueceram. Ele mesmo não se lembra mais.

Hoje, logo cedo, recebi um telefonema de Pedrito. “Samarone”, como faço para assinar a “Carta aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, essa carta da Faculdade de Direito do Largo São Francisco?

O quê? Agora que o barco está afundando você quer sair? “pois é, respondeu doutor Pedrito sem a menor cerimônia, não quero sujar o meu nome com aventuras autoritárias, que podem não dar certo”.

Arrematou Pedrito: “a Fiesp já mudou, vários banqueiros, até Michel Temer quer assinar a Carta. Soube que o governo americano já mandou o recado para os militares: não é hora de golpes! Você quer o quê, que fique sozinho?”

Muitos médicos entraram nessa onda por modismo, pensa o dr. Predito. “Agora vão fazer de conta que nada aconteceu. O esquecimento é a marca da política brasileira. No fundo ninguém muda, a alma é imutável.”

Afinal, sentenciou o dr. Pedrito Salgado: “todos odiamos a política!”

Eu fiz a última pergunta a Pedrito: e se o Golpe for bem-sucedido? “Bem, vou aguardar o Sete de Setembro. Se as milícias patrióticas assumirem o comando, nesse caso, Eu estou dentro!

É o Brasil!

*Antonio Samarone (médico sanitarista)*

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc