FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA A RECUPERAÇÃO DE PORTA-ENXERTOS DE CITROS EM FUNÇÃO DA COPA - II por Francisco Paulo Brandão Chiacchio

Manoel Moacir, 06 de Abril, 2022 - Atualizado em 06 de Abril, 2022

 

Foto: G1

 


A recuperação de porta-enxertos tem base nos fenômenos da “apomixia e poliembrionia”, comuns em plantas angiospermas, para a formação assexual da sementes, valiosa ferramenta no melhoramento genético de plantas.

O fenômeno da “apomixia pode ser esporofítico ou gametofítico”. O “esporofítico”, também denominado de embrionia adventícia ou nucelar, onde o embrião é formado diretamente de uma célula somática do óvulo. Ele ocorre nas espécies do gênero Citrus spp.

Nos citros, a embrionia “adventícia” é comumente encontrada, mas não exclui a formação de um embrião de origem sexual. A poliembrionia é o número de embriões da sementes, característica importante do porta-enxerto, variando de dois a algumas dezenas, dos quais, apenas um é híbrido, os demais assexuais, portanto, de origem nucelar, clones da planta mãe ou matriz.  Através da “apomixia e poliembrionia”, são originadas plantas com as mesmas características da planta mãe, portanto, clones das matrizes.

Os principais objetivos dessa inovação consiste em recuperar o porta-enxerto de combinações com boas características agronômicas quanto a arquitetura, porte, quantidade, qualidade de frutos e isentas de problemas fitossanitários, especialmente as pragas quarentenárias presentes pela brotação do sistema radicular e/ou do tronco, o chamado ramo ladrão do cavalo, e multiplicar ou obter clones de plantas cítricas com excelentes características e comportamento agronômico.

Para tanto, as seguintes estratégias são requeridas: induzir ou estimular a brotação do porta-enxerto com aplicação de reguladores de crescimento; enxertia verde ou convencional a partir de tecido ou gemas das brotações da raiz ou do porta-enxerto, em cavalos da mesma espécie, variedade ou cultivar de Citrus e gêneros afins; micro enxertia e/ou cultura de tecidos a partir de tecido ou gemas das brotações do porta-enxerto; enraizamento de brotações maduras do porta-enxerto; alporquia de brotações maduras do porta-enxerto; banco de porta-enxertos recuperados para produção de sementes e/ou borbulhas para formação de mudas de porta-enxertos recuperados.

Assim sendo, teremos a produção de mudas cítricas com porta-enxertos recuperados com borbulhas das copas de combinações com boas características agronômicas, livres de pragas e doenças e uma citricultura pujante e produtiva.

 


 

Francisco Paulo Brandão Chiacchio, é engenheiro agrônomo, PhD em Fitopatologia e professor aposentado da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc