Oração de recepção feita pela Acadêmica Professora Marlene Alves Calumby na posse do Dr. José Aderval Aragão na cadeira número 08 da Academia Sergipana de Letras

Domingos Pascoal, 18 de Julho, 2021 - Atualizado em 18 de Julho, 2021

No dia 07 de julho de 2021, tomou posse na cadeira número 08 da Academia Sergipana de Letras o Médico Cardiologista e professor da Universidade Federal de Sergipe, o Graccho-Cardosense, Dr. José Aderval Aragão. 

A oração de recepção foi feita pela Acadêmica Professora Marlene Alves Calumby.

    “Que a estrada se erga no encontro do seu caminho 

     Que o vento esteja sempre às suas costas

     Que o sol brilhe quente sobre sua face

     Que a chuva caia suave sobre teus campos

     E até que nos encontremos de novo

     Que Deus te guarde na palma de sua mão”. 

                                                   Benção Irlandesa

Sob a inspiração dessas sábias palavras, representando os demais membros da Academia Sergipana de Letras, saúdo o novo acadêmico a ser empossado para ocupar a cadeira nº 08 desse sodalício após ser eleito por seus confrades e confreiras. 

Agradeço a honrosa escolha pelo recipiendário, fruto dos laços de respeito e amizade que traçam há anos longínquos nosso caminho. 

Segundo Sigmund Freud, “o sonho representa a realização de um desejo”. 

Abra seus horizontes, pense melhor e siga em frente, pois a sorte está ao seu lado; busque novos caminhos para alcançar seus objetivos. Princípio que nortearia a vida do menino Graccho – Cardosense José Aderval Aragão. 

Filho de Adebaldo Ferreira Aragão e Maria Eulália Aragão, nasceu em 11 de agosto de 1960, sob as graças de Nossa Senhora da Piedade, no antigo munícipio de Tamanduá que teve topônimo trocado para Graccho Cardoso em 30 de abril de 1958 em homenagem ao ex – governador e político sergipano Maurício Graccho Cardoso, natural da cidade de Estância – SE, filho do casal Brício de Azevedo Cardoso, membro da Academia Sergipana de Letras e patrono da cadeira nº 36, e de Mirena Cardoso.

José Aderval Aragão cursou o antigo primário na sua cidade natal e o curso ginasial, no Colégio Francisco Figueiredo, na cidade de Aquidabã – SE. O curso científico apresentava – se como nova etapa de vida e obstáculos a serem superados. Veio morar em Aracaju – SE. Prossegue seus estudos no Colégio Atheneu Sergipense e Colégio Estadual Costa e Silva. 

Primogênito de uma prole de seis filhos, consciente da grande responsabilidade, mas uma certeza o perseguia a de que tudo iria se realizar, dependeria de sua organização, sabedoria e paciência. O destino estava a seu favor. Sorriso no rosto, fé na vida e o sertanejo não esmoreceu, seguiu em frente. Resiliente, prestou vestibular. Em 1981, foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Era o alvorecer do sonho de tornar – se médico. Deus abençoa os bravos e bons de espírito. 

Colou grau em 22 de agosto de 1987. A transição para quem acaba de sair da Universidade e adentra no campo profissional tem início quando se começa a trabalhar com dedicação. Os sonhos de infância para se tornarem em algo concreto exigem uma dose elevada de paciência, motivação, esforço e aprendizagem contínua.

Em 1994, concluiu o Curso de Especialização em Angiologia e Cirurgia Vascular na Universidade Federal do Rio de Janeiro, motivado e impulsionado pelo Mestre e amigo, Dr. José Calumby Filho (in memoriam). Possui título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Em 2004, obteve o título de Mestre em Cirurgia Cardíaca e Anestesiologia pela Universidade Federal de São Paulo, após a defesa do trabalho “Anatomia das veias gastrocnêmias”. Doutor em Ciência pela Universidade Federal de São Paulo, em 2009, após a defesa da tese “Estudo Morfofuncinal do Troncos Gastrocnêmios”. 

Profissional dedicado, obstinado, com extensa folha de trabalho médico, docência, pesquisa – mais de 100 publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais – além de forte incursão em ações comunitárias e de defesa profissional. Entre as várias atividades desenvolvidas, destacamos:

• Diretor do Hospital Regional “São Vicente de Paulo” – Propriá/SE, designado pela Portaria nº 006, de 02/01/1988 – Secretaria de Estado da Saúde e Bem Estar Social – SE.

• Diretor Regional de Saúde – VDRS, com sede em Propriá – SE em caráter interino, designado pela portaria nº 005, de 02/01/1989 – Secretaria de Estado da Saúde e Bem Estar Social – SE.

• Chefe de Seção Médica da Secretaria Municipal da Saúde, nomeado através do Decreto de 22/09/1988, Prefeitura Municipal de Aracaju.

• Médico cirurgião geral, lotado no Hospital Governador João Alves Filho, admitido mediante concurso público na extinta Fundação Hospitalar de Sergipe, em 04/10/1989.

• Cirurgião Geral do Hospital Regional Amparo de Maria – Estância/SE 01/06/1988 a 05/02/1993.

• Desde 2006, é professor concursado de Anatomia do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe.

• Professor titular de Anatomia da Universidade Tiradentes, tendo sido admitido em 1996.

• Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

• Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia.

• Vice - Chefe do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe.

• Presidente da Sociedade Médica de Sergipe. Um dos fundadores do Projeto Salve.

• Cidadão aracajuano, título outorgado pela Câmara de Vereadores de Aracaju.

• Imortal da Academia Sergipana de Medicina.

• Imortal da Academia Sergipana de Educação.

A obra literária de José Aderval Aragão é de significativo valor, com temas especificamente da área da medicina, destacando – se sobremodo aqueles voltados para o registro biográfico dos que fizeram a história da medicina sergipana. Valor histórico memorável, de rico acervo destacando – se o ineditismo do conjunto de obra. Destacamos:

• Elemento de Anatomia Humana. 

• Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular: história da regional/SE.

• Anatomia das Veias Gastrocnêmicas.

• O livro Verde da Medicina Sergipana – Volumes 1 e 2.

• José Carlos Prates – A anatomia de uma vida dedicada à Medicina. 

• Memória Viva da Medicina Sergipana. 

• Exame Físico do Sistema Vascular Periférico. 

Além das obras citadas, tem dezenas de trabalhos publicados em capítulos de livros, bem como é autor de mais de 70 artigos científicos e apresentou mais de 20 trabalhos científicos em congressos, todos devidamente publicados. 

O filósofo romano Sêneca, nos ensina que, “se quiser ser amado, ame”. E o amor entre dois jovens colegas de faculdade, selou a profecia de Disraeli, quando afirma que, “todos nós nascemos para amar, o amor é o princípio da existência e o seu único fim. 

Aderval e Marina, em 1993, casaram-se civilmente, o representante legal foi o Juiz José Anselmo Oliveira, atualmente, nosso querido confrade imortal da Academia Sergipana de Letras; tendo como cenário o Iate Clube de Sergipe ao som das suaves marolas e a brisa refrescante sopradas pelo rio Sergipe. Destaque especial para as figuras singulares de Milton Medeiros Sant’Anna e Iapunira, sogros considerados como verdadeiros pais. 

Dessa união nasceram Felipe Matheus Sant’Anna Aragão e Iapunira Catarina Sant’Anna Aragão, ambos, estudantes da Medicina da Fundação Osvaldo Aranha – Volta Redonda, Rio de Janeiro. 

A Academia Sergipana de Letras cumprindo com sua função social tem se empenhado através dos trabalhos dos seus ilustres acadêmicos, na promoção à pesquisa, no estudo, preservação e difusão da literatura, das ciências, das artes, da língua e da cultura em todas as suas manifestações. 

Temos a certeza de que o novel acadêmico cumprirá tenazmente os objetivos desse sodalício face a competência e dignidade da sua trajetória de vida sertanejo que honra a cidade de Graccho Cardoso – SE, como Médico, Professor, Pesquisador, Doutor em Saúde. 

Charles Chaplin, personagem marcante da história universal, nos ensina que, “a persistência é o caminho do êxito”. 

Amigo e Confrade José Aderval Aragão, símbolo da persistência e vitória seja bem vindo a Academia Sergipana de Letras. 

Marlene Alves Calumby 

Aracaju – SE em 07/07/2021.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc