SANTO ANTÔNIO E O TREZENÁRIO FUJÃO

Jerônimo Nunes Peixoto, 30 de Maio, 2020 - Atualizado em 30 de Maio, 2020

SANTO ANTÔNIO E O TREZENÁRIO FUJÃO

Conforme anunciado pela Paróquia Santo Antônio e Almas, haverá o Trezenário de Santo Antônio, transmitido pelas mídias sociais, sem a presença dos devotos do Arauto da caridade franciscana, do Santo casamenteiro, e do Fujão da Igreja Velha. Será um momento especial, no qual, as pessoas vão reacender a esperança, revigorar as forças, entrar em comunhão com Deus e com Santo Antônio, para continuar suportando os efeitos da pandemia.

Há três meses a Igreja está com os templos fechados, colaborando, destarte, para a amenização dos efeitos da Covid-19, minimizando o perigo de contágio. Claro, faz falta frequentar às missas, dominicais ou feriais (semanais), mas é preciso, por um gesto de amor ao próximo e de sacrifício agradável a Deus, renunciar, neste período, à participação presencial, nas celebrações eucarísticas.

É nesses moldes, que terá início, no dia 31 de maio, o Trezenário de Santo Antônio. Ele não vai ser visitado presencialmente, nem sua procissão será acompanhada de milhares de fiéis, como em todos os anos anteriores, quando a melhor veste e o melhor calçado eram destinados a esse momento efusivo de fé, quando se fazia a caminhada com a imagem do Santo Pregador do Evangelho. Só o presidente da celebração litúrgica, com três ou quatro ajudantes, poderá visitar o Santo, de forma presencial. Mas, creio, vai ser uma grande festa!

Talvez, a maior Festa de Santo Antônio, nestas plagas ceboleiras, não pela pompa do carro triunfal, pela luminosidade artificial, pelos belos arranjos de flores ou pelo ensurdecedor espocar de foguetes. Mas, sobretudo, pela contrição da comunidade itabaianense, diante do altar doméstico, em reunião familiar, com o coração voltado para Deus, pela intercessão poderosa e misericordiosa do Santo Protetor deste caro Município. Mais, pela solidariedade humana, própria dessa gente boa, ordeira e devota do santo da caridade. Ainda, pela abertura de coração à ação do Espirito Santo, que vai inspirar um ANDOR DIFERENTE PARA SANTO ANTÔNIO, NESTA FESTA: UM CORAÇÃO CONVERTIDO, VOLTADO PARA DEUS E PARA O PRÓXIMO, capaz de revisar a s atitudes, de perdoar, de se converter e de recomeçar a história, com um olhar diferente, pondo o acento maior no SER, e não no TER.

Será um ALTAR, para que o Santo fujão se esconda no coração de cada itabaianense, pedindo passagem para continuar, minuto a minuto, fugindo para os nossos sentimentos, pensamentos, atitudes e palavras. Será a melhor de todas as solenidades devotadas ao Santo do Amor, casamenteiro, pois todas as pessoas aprenderão com ele a se tornar “namoradas” e “namorados” de Deus. Ainda, será festa grande, pois toda a gente serrana se curvará diante da Palavra tão bem pregada, porque testemunhada pelo Santo de Lisboa.

Salve, Grande Antônio, Santo universal, que amparais aflitos contra todo o mal”. Salve, Grande Antônio, Patrono de Itabaiana! Ampare e livre da COVID esta gente que se irmana! Vem, pregador do Evangelho, inundar de esperança a gente sofrida e espoliada, sem emprego, sem comida e sem dignidade. Socorre, Amante da Pobreza, todos os itabaianenses, livrando-os da incredulidade.

Santo Fujão, ajuda-nos a fugir sabiamente das amarras do mal e inspira-nos gestos de paz, de concórdia, de solidariedade e de tolerância para com os que pensam e agem de forma diferente. Suplica a Deus por todo o mundo, especialmente por Itabaiana, a fim de que esta tua festa seja renovação da vida e da fé! Abençoa-nos Santo Antônio, nosso Padroeiro, e nos ensina a ser fujões das coisas ruins para nos aproximarmos de Deus e de Ti. Amém

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc