BUROCRACIA E MORTE

José de Almeida Bispo, 17 de Agosto, 2022 - Atualizado em 17 de Agosto, 2022

Que a burocracia é indispensável a qualquer governança que pleiteie algum êxito, isso é indiscutível; porém que também é algo sem alma, mera máquina repetidora de padrões pré-estabelecidos, e que deve obrigatoriamente estar sob um comando político, disso não haja dúvidas.
Ao longo da história humana a burocracia tem serviço como ferramenta insofismável na busca por melhorias gerais na sobrevivência da espécie. Exceto quando burocratas resolveram ser protagonistas do processo usando apenas a burocracia.
Que Sergipe é um estado onde se pouco cultiva a memória, isso é mais que líquido e certo. Contudo... Eppur se mouve, como disse Galileu. Sempre há algum teimoso, cri-cri, que gosta de lembrar de “coisas velhas”.
Às 18:53 da noite do dia 15 de agosto de 1942, Harro Schacht, um burocrata da morte, comandante nazista do submarino U-507, deu ordem para disparar dois torpedos contra o navio de passageiros Baependy. 286 vidas se acabaram ali.
Mas a meta de morte e destruição do nazista em Sergipe não pararia aí. Às 21;03, outra vítima, o Araraquara. Mais 131 mortos. Depois veio o Aníbal Benévolo no dia 16.
Numa feliz iniciativa o Centro Cultural de Aracaju faz hoje exposição ARACAJU, A CAPITAL QUE VIU A GUERRA (de fato a única capital brasileira a sofrer os resultados) sobre o trágico e histórico momento vivido por Sergipe em meados de agosto de 1942, há exatos 80 anos, quando as praias sergipanas ficaram coalhadas de cadáveres de brasileiros de todas as idades, cujo “crime” foi estar na mira de um burocrata nazista, frio e querendo se divertir à custa das dores e desesperos dos ocupantes dos três navios afundados na costa sergipana, série que incluiu mais dois já na costa baiana.
Os navios afundados eram de cabotagem (navegação costeira); sem nenhum sinal militar, e acima de tudo brasileiros. De um país que não estava em guerra com os nazistas alemães.
Foi covardia pura e simples. Coisa de fascistas. No caso, fascistas alemães: armados e animalescos.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc