POLUIÇÃO por José Almeida Bispo

Queima dos canaviais sempre sobra para Itabaiana

José de Almeida Bispo, 23 de Fevereiro, 2022 - Atualizado em 23 de Fevereiro, 2022

Nuvem de fuligem por sobre a cidade de Itabaiana, em 26 de dezembro de 2015; e detalhe da minha garagem hoje pela manhã, 23 de fevereiro de 2022.

 

Desde que o primeiro engenho de açucar foi instalado entre os vales do rios Sergipe, Cotinguiba, Poxim ou Vaza-Barris lá pelo início do século XVIII tem sido assim: entre os meses de setembro e março com a moagem da cana de vento em popa e os verões secos, mesmo que com trovoadas ocasionais, o fogo é usado para “limpar” os canaviais. E a fuligem sobra para o interior da serrania que constitui o Domo da Itabaiana. E, claro, a cidade de Itabaiana.
A queima serve para facilitar a colheita e controlar possíveis focos de pragas. Apesar da origem tropical da cana de açúcar – o subcontinente indiano e a Indochina – porém foi mais uma planta introduzida na América pelos portugueses, naturalmente sem as devidas adaptações genéticas de milhões de anos em sua terra original. Logo, sujeita a novas e incontroláveis pragas. O fogo tem resolvido isso. Tem também a crendice antiga, portanto cultural de que o açúcar mais se concentra no colmo da gramínea (como o bambu, a taboca e a taquara, a cana também e uma gramínea) com a queima.
O fato é que hoje amanheci encarvoado. A queima de algum canavial serras abaixo, uma vez mais nos deu o indigesto presente; e, como costumo dormir no verão com janelas abertas, deve ter por ela entrado, depositando-se em mim, que, alguma coçadinha durante o sono me deixou um índio preparado para a guerra, com a testa pintada de preto.
E pela manhã, mais uma vez a casa emporcalhada de cinzas dos canaviais.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc