FIAT LUX!

José de Almeida Bispo, 25 de Fevereiro, 2022 - Atualizado em 26 de Fevereiro, 2022

Há 103 anos um jovem de hábitos refinados, ousado, sonhador e alvissareiro, em busca de modernidade concluía seu intento ao migrar a velha máquina a vapor, da beneficiadora de algodão do rico tio Manoel Vieira Neto, na hoje esquina da travessa com seu nome e o Largo Santo Antônio, para uma geradora de energia elétrica.
A princípio, o interesse do jovem José Mesquita da Silveira foi mais de funcionar outra ousadíssima aquisição: uma lanterna mágica, como ainda era assim conhecido o projetor de filmes, o cinema; contudo pensava-se também em substituir as ineficientes, trabalhosas e quase sempre falhas lanternas a querosene. Mas o projeto empacou na visão curtíssima da administração pública; como sempre, de olho apenas na próxima eleição e seus meios suspeitos de conseguir êxito.
A usina elétrica funcionaria no estilo vagalume por algum tempo até que parou de vez por falta de cumprimento de pagamento pela municipalidade. Lembrando que a princípio o serviço era somente para iluminação das vias públicas. E nem todas eram agraciadas. Nos escapa a informação se o trecho que ganhou o apelido de “Canto Escuro” é dessa época. O mesmo é formado pelo cotovelo com início da Rua Marechal Deodoro, onde morou Antônio Conselheiro em sua estada em Itabaiana e anos mais tarde nasceu José Gumercindo de Oliveira, ora em processo de beatificação pelo Vaticano, mais o trecho da Floriano Peixoto e Largo José de Hermoje (oitão do CTP).
Em 1925, depois de muito enchimento de saco faltou paciência ao general João Pereira de Oliveira, então chefe da polícia sergipana e ele invadiu a casa do coronel Sebrão e de lá retirou o cofre da Prefeitura devolvendo o controle ao prefeito, seu irmão, promotor Antônio Augustinho de Oliveira que entregou Prefeitura a seguir ao novo eleito, José dos Santos Queiroz que acabou de regularizar as contas municipais, incluindo as dívidas com a Empresa Elétrica de Itabaiana Ltda., fornecedora de energia, parada por falta de pagamento. A iluminação continuaria precária até que em 1935 a velha máquina vapor foi substituída por um motor a diesel e, em 1934 por um potente motor Caterpillar. Em 1955, Zeca Mesquita aposentou o velho motor e passou a distribuir a energia vinda da recém-inaugurada Usina de Paulo Afonso.
Parabéns para nós, itabaianenses, por mais essa data memorável.

Obs.: O cargo de prefeito de Itabaiana, desde a Proclamação da República até 1935 era chamado de intendente; e a prefeitura de intendência.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc