MÁ FAMA É O DIABO

José de Almeida Bispo, 29 de Março, 2022

Ilustração, c. de 1640, da fuga de Bagnoulo através do rio São Francisco (S. Franciscii flumenis), para onde é hoje Neópolis, tendo Penedo ao fundo.

Quando as tropas de Nassau comandados por Sigismünd van Schkoppe atravessou o São Francisco depois de tomar o penedo que é hoje a bela Penedo, Alagoas, em 17 de julho de 1637, além do fato histórico da ocupação de Sergipe até a margem esquerda do Vaza-Barris gerou também lendas como a do incêndio de São Cristóvão de Sergipe d’El-Rei.
Em primeiro, uma observação: Nassau não veio no comando, em pessoa, devido a ter ficado doente na véspera do ataque que gerou a gravura presente, do exército de Bagnuolo fugindo a vau pelo rio, normalmente com pouca água nos meses de julho a início de dezembro. Dizem que do mesmo mau que acometeria o príncipe regente D, Pedro na viagem do fatídico 7 de setembro, só que 1822.
Segundo: quem incendiou as dezenas de casebres e casas de taipa de Sergipe d’El-Rei foi Bagnoulo em mais um estágio da fuga, desta vez direto para a segurança da cidade da Bahia, ou seja, Salvador. Esse era um procedimento comum na guerra; a de terra arrasada deixada ao inimigo. Usado magnanimamente pelos moscovitas quando abandonaram Moscou, invadida por Napoleão Bonaparte, em setembro de 1812.
Mas entre grande parte dos historiadores e do povo em geral foram os holandeses os incendiários.
Corte rápido, é como o comportamento do governo atual, nacionalmente falando.
Todo o projeto do Nacional-Desenvolvimentismo, que tirou o Brasil da humilhante 68ª posição no mundo por volta de 1920 (60 atrás da Argentina) até chegar a 6ª em 2011, sofrendo alguns recuos e avanços, mas sempre mais avançando que recuando foi lavra, a quatro mãos, “de homens que têm valor”, como cantado por Luiz Gonzaga (Paulo Afonso), do campo civil, a maioria de técnicos; e dos militares tenentistas que lhe fizeram coro ou deram suporte, como na Ditadura do Estado Novo, que, apesar de ditadura, o princípio de redenção.
Não resta dúvidas de que o golpe 2013-2016 foi mais uma intervenção estrangeira, sob solicitação e apoio dos perdedores da política das elites do Brasil, de olho apenas em seus queixumes de eleitoralmente incompetentes.
Sucesso total no golpe! Assim como na sua base de sustentação: a demonização da política e do partido que dela vinha fazendo uso dentro das regras para repetir uma eleição atrás da outra.
Consolidado o golpe “democrático”, a velharada tucana esperou o poder cair de maduro para saboreá-lo. Aí entra o azarão, “antipolítica” com já sete mandatos próprios além de enfiar quase a família inteira em cargos eleitorais; Jair Bolsonaro.
Alguma coisa ficou fora da ordem mundial.
Bolsonaro nunca foi do esquema do poder político das Forças Armadas. Do Alto Comando. O que levou Villas-Boas a interferir, quando vendo que o ardil mixara para pegar o poder gratuitamente, a tucanagem, gerenciadora do golpe deu para ameaçar jogar Lula na arena? Havia de fato a ameaça de desordens generalizadas, já que os ódios estavam batendo no teto? Ou os militares estavam pensando em aplicar Huxley... uma ditadura à lá Huxley? E por quê?
Bem, pelo que aparenta, continua um possível medo militar de que o Departamento de Estado americano e tudo que representa nos transforme numa grande Líbia pós-Khadaffi ou pior, numa Iugoslávia; ou simplesmente, a única força que restou inteira depois dos ataques maciços do pós-2013 não anda tão inteira assim. Não tinham nada planejado. Porque... aparentemente é uma trapalhada atrás da outra.
Técnicas são viáveis e imprescindíveis, como a de internar o presidente a todo o momento grave na política. Golbery, o velho bruxo bem disso o sabia; mas também ficam manjadas depois de tantas “facadas”.
Agnus dei... Miserere nobis!

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc