PLANETA GANÂNCIA

PLANETA GANÂNCIA

José de Almeida Bispo, 10 de Abril, 2022

Restrições e mais restrições na rede. A internet, que já foi uma anarquia só, de tão livre que foi na primeira década deste século ganha cada vez mais ares de ditadura.
Visivelmente estão aplicando descaradas extorsões ao usuário; delas até imperceptíveis. Mais as restrições de fundo ganancioso: pagou pelo "serviço" tem passe livre; não pagou acostume-se com os inúmeros bloqueios, especialmente nas chamadas redes sociais.
Plataformas de streaming que prometeram mais, já começam a entregar menos. "A não ser que...".
É assim: prometem um canal, acessível até cinco ou mais usuários e, quando percebem certa fidelidade aí começam os esquemas de puxões de tapete. Desde as restrições do número de usuários a até mesmo de conteúdo, e especialmente espacial. "a menos que..." (fazemos qualquer negócio).
No YouTube tá uma gracinha, como diria a Hebe Camargo.
Depois de vasculhar nossas vidas (até as fotos de nossas casas hoje têm em seu banco de dados) agora até para se ver clips antigos, por vezes de cunho amador tá um inferno de tanta propaganda convencional dependurada. Mesmo vídeos particulares, que rodaram por dez anos livremente na plataforma agora virou artigo "financeirizado", com múltiplas propagandas: você começa a assistir e meio aparece um bloco de dois e até quatro propagandas, por vezes sequer sem o recurso do “pular anúncio”.
A ditadura profetizada por Aldous Huxley começou para valer.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc