'FAKE' IDEIAS.

José de Almeida Bispo, 17 de Abril, 2022

(Imagem ilustrativa do Guabiras)

A mídia nacional, via de regra é colonial. A cobertura da guerra na Ucrânia, que com polos contrários repete a intensidade a da guerra no Iraque é a prova disso. Tenho visto muita gente razoável e até cabeça, a perder a cabeça quando se refere ao conflito na Ucrânia, dado a gigantesca massa de informações semi ou totalmente distorcidas, de um lado só.
Como colonial nossa imprensa não cria nada; copia e reproduz acriticamente tudo que pega. Meros boletins. Um parêntesis: copia e reproduz quando se trata de material estrangeiro. Quando nacional, apimenta se vindo pelo estrangeiro, ou, maioria das vezes é emissora do fake news, mesmo.
E assim chegamos à palavra da moda: feique níus.
E o que é fake news mesmo? Simples: a tão conhecida notícia falsa; mentira, aleive, calúnia, injúria, filadaputice. Agora “sob nova direção”.
"Três anos de governo, Senhores deputados, é também duração excessivamente longa e martirizante para se suportar com paciência, calma, tolerância e coragem, as injustiças dos maldizente, as calúnias dos despeitados, as injúrias dos malandrinhos, e tudo se sofrer dentro da observância estrita de Lei, sem dela uma só vez exorbitar.” (MENSAGEM apresentada à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, na instalação da 2ª Sessão Ordinário da 10ª Legislatura pelo presidente do Estado, Exmo. Sr. José Rodrigues da Costa Dória. Aracaju, Tipografia d"O Estado" 1911, p 15.
O desabafo do governador Rodrigues Dória, ilustra bem o inferno que é para alguém viver com a produção industrial de maledicências, que, a bem da verdade é o que produz jornalecos ou sessões da grande mídia. Isso, seja hoje, seja em 1911 ou 1835, como observado na narrativa de viagem de naturalista inglês ao Rio de Janeiro e Minas Gerais. (1833-1835), Cap I. Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, vol, 62, p.40, Rio, 1930:
“O redator de um dos jornais inferiores, homem de caráter notoriamente mau, tinha publicado uma série de calúnias atrozes contra o regente Lina e sua família (...)”
Ao fim da narração do episódio ele narra o também estúpido assassinato do boquirroto por irmão do regente e sua absolvição por falta de testemunhas.
Em tempo de controle da palavra, onde quase todos apenas se expressava a poucos, os jornais, e logo a seguir o rádio e a TV passaram a exercer um papel crucial na propalação de opiniões, quase nunca louváveis; veneno puro; porém, quase sempre com algum controle.
Na área há 40 anos, eu já vi coisas do arco da velha. O que existe na atualidade, em verdade é a sensação de perda de poder. Por aqueles que sempre se propugnaram por uma conduta ética e moralmente equilibrada; mas também pela maioria, de meros locatários da palavra para espalhar veneno aos quatro ventos; caluniar, difamar, denegrir; enfim, mentir diuturnamente. É que, especialmente o enorme grupo de mentirosos profissionais ganhou milhões de concorrentes com o advento da internet e especialmente das redes sociais.
E está difícil de repetir com êxito as recomendações de 4 de setembro de 1811, do Conde de Linhares, do gabinete real, na corte do Rio de Janeiro, ao Conde dos Arcos, governador da Bahia (ainda com Sergipe) para apreender uma prensa e duas caixas de tipos, embarcadas em Londres no navio Americana, destinadas ao Rio de Janeiro, denunciado pelo embaixador português em Londres (ANB-Rio, vol. 68, p176, Rio de Janeiro, 1948).
Logo, que faça imprensa séria quem puder; assim como salve-se das “fake news” quem puder.
A imprensa, ou mídia genericamente falando continuará ATÉ falando a verdade; mas é da sua natureza mentir.
É extremamente necessária; mas nada do que se leia, ouça ou assista deve ser tido como verdade absoluta. Nada.
Sem ela... é a tirania. A ditadura. Com ela? A necessidade de o máximo de cuidado.

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc