AUTÓGRAFO ESPECIAL

José de Almeida Bispo, 04 de Julho, 2022 - Atualizado em 05 de Julho, 2022

 


Hoje, 4 de julho, pela manhã, quatro dia depois fui levar o presente de uma aniversariante ilustre – a Biblioteca Municipal Florival Oliveira - e, de quebra rever alguns bons amigos. E lá autografei um livro, uma copilação de artigos de renomados historiadores sergipanos, e, no meio deles, de penetra, eu também.
O livro, fruto da única atividade possível durante a fase braba da pandemia – as “laives” - e conduzida maravilhosamente pelos doutores Lindvaldo Souza e Claudefranklin Monteiro, dentro do projeto Clio Digital (Clio, a deusa da História, na mitologia grega), nesse primeiro volume vem com o título Memórias e Histórias de Sergipe – 200 anos de Independência - Formação, e se trata de todos as dez “laives” pertinentes à formação de Sergipe e sua sergipanidade, onde modestamente entrei com o tema Curraleiros e Duro Nascer da Sergipanidade, uma tentativa de esmiuçar mais de perto o assunto levantado pela saudosa Maria Thetis Nunes e a pesquisa do professor Lourival Santos, por ocasião dos preparativos dos 500 anos do Brasil.
Agora faz parte também do acervo da Florival Oliveira.
Todavia também levei vários números em duplicata que tinha das revistas Perfil e Omnia, esta, publicada pelo confrade Robério Santos e vários livros que acabei adquirindo em duplicata, dividi com o acervo da Biblioteca.
Por mais que deixemos de ler a palavra impressa, por conta da correria e da exuberância de excelentes meios digitais, mas, um repositório de pensamentos impressos deve ser elevado ao status de altar sagrado. O vídeo e o áudio, bem como as mensagens digitais só precisam de alguém desligando a chave da luz para nada restar, às vezes definitivamente. Mas a palavra grafada, mesmo não radicalizada, em pedra, mas no frágil papel sempre perdurará por muito tempo. A figura que abre esse artigo bem o demonstra.
A magia do livro é imbatível.
E, desde Ptolomeu e sua antológica Biblioteca de Alexandria, ninguém teve melhor ideia em como preservar conhecimentos.

Embaixo, eu autografando; e com o colega radialista, ora secretário de Cultura do Município de Itabaiana, Roosevelt Santana.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc