O 12º álbum de estúdio da banda tem lançamento previsto para fevereiro de 2027. O disco inclui a última bateria gravada por Clem Burke, que morreu em abril de 2025 aos 70 anos após um câncer.
O Blondie anunciou nesta sexta-feira o lançamento do álbum High Noon, que traz a última gravação do baterista Clem Burke (1954-2025). O disco será o 12º trabalho de estúdio da banda e tem data prevista de saída para fevereiro de 2027.
Clem Burke morreu em abril de 2025, aos 70 anos, após um diagnóstico de câncer. No histórico da banda, Burke participou de gravações de clássicos como “Call Me”, “Heart of Glass” e “One Way or Another”.
“Clem não era só um baterista: era o coração do Blondie. O talento, a energia e a paixão dele pela música eram incomparáveis, e a contribuição dele para o nosso som e o nosso sucesso é imensurável”
As gravações de High Noon começaram em 2022, em Nova York, e o disco foi produzido por John Congleton, que já havia trabalhado com a banda em Pollinator (2017), álbum elogiado pela crítica e último registro do grupo até o momento.
O novo trabalho contará com participações de músicos como Johnny Marr, Glen Matlock, Zach Condon (do Beirut) e a dupla Jess Wolfe e Holly Laessig (do Lucius). A banda também lançou o primeiro single do álbum, “Spectral Eyes”, que já está disponível. Johnny Marr compôs a música e tocou guitarra na faixa.
“Este álbum é Blondie clássico, uma mistura de todas as nossas diferentes influências e fases em algo novo. Esta música parece ancorada no presente, moldada por quem somos e por como vivemos agora.”
O anúncio reforça a continuidade do grupo, liderado pela vocalista Debbie Harry, de 81 anos. O guitarrista Chris Stein, de 76 anos, comentou sobre o processo criativo e a trajetória ao gravar outro álbum após anos de estrada.
“Foi uma viagem longa e estranha, e de alguma forma aqui estamos nós com mais um álbum do Blondie. Não sei que p— eu deveria dizer a esta altura, a não ser que somos muito gratos por todo o apoio de vocês ao longo dos anos”
Formado em Nova York em 1974, o Blondie foi pioneiro do movimento new wave. A banda entrou para o Rock & Roll Hall of Fame em 2006 e, ao longo da carreira, vendeu mais de 40 milhões de discos no mundo.
High Noon marcará o retorno do grupo aos lançamentos de estúdio após uma década, trazendo, conforme anunciado, uma combinação de influências presentes na trajetória do Blondie e a contribuição final de Clem Burke.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

