Ex-presidente continuará recuperação em casa e sinaliza possível presença em manifestação pró-anistia marcada para 7 de maio
Após 22 dias internado para tratar uma obstrução intestinal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta na manhã desta sexta-feira (2/5) do Hospital DF Star, em Brasília. A saída ocorreu por volta das 11h, com o ex-mandatário deixando o hospital andando, acompanhado da equipe médica, e falando brevemente com apoiadores e a imprensa.
Durante a internação, Bolsonaro passou por uma cirurgia abdominal e apresentou melhora progressiva, segundo boletins médicos divulgados ao longo da semana. Na última terça-feira (29/4), a equipe retirou a sonda nasogástrica, indicando evolução nos movimentos intestinais espontâneos. Na quarta-feira (30/4), ele deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi transferido para um quarto de internação.
Bolsonaro seguirá agora a fase final da recuperação em sua residência, localizada em um condomínio no Distrito Federal. Do lado de fora do hospital, apoiadores mantiveram vigília durante todo o período da internação, com orações e manifestações de apoio.
Em vídeo-chamada realizada na quinta-feira (1º/5), organizada por Eduardo Torres, irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ex-presidente afirmou que pretende marcar presença, mesmo que limitada, na manifestação prevista para o dia 7 de maio. O ato pede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
“Se tiver condições físicas, pelo menos lá na torre me faço presente. Não vou poder caminhar, mas na torre me faço presente, se estiver bem”, declarou Bolsonaro.
Na noite do último sábado (3/5), o ex-presidente publicou em suas redes sociais uma imagem mostrando o tórax aberto durante a cirurgia, destacando a gravidade do procedimento pelo qual passou.