Catarata e Pterígio: mais de 1000 cirurgias oculares foram realizada em 2024

Compartilhe

De acordo com o balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram 800 cirurgias de catarata e 205 de pterígio

Em 2024, mais de 1000 cirurgias oftalmológicas de pterígio e catarata foram realizadas em Itabaiana. De acordo com o balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram 800 cirurgias de catarata e 205 de pterígio, reduzindo significativamente a fila de espera e impactando diretamente na qualidade de vida dos pacientes. 

A catarata, caracterizada pela opacificação do cristalino, é uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil, enquanto o pterígio, conhecido como “carne crescida no olho”, pode causar desconforto e comprometer a visão se não tratado a tempo. Ambos os problemas são mais comuns em pessoas acima de 50 anos e em regiões com alta exposição solar, como o Nordeste.

“Sabemos o quanto essas condições afetam a visão e a autonomia das pessoas. Por isso, trabalhamos intensamente para garantir que mais itabaianenses tivessem acesso ao tratamento adequado”, afirmou José Suelton, Secretário Municipal de Saúde.

As cirurgias, que aconteceram durante todo o ano, pertencem ao programa Enxerga Sergipe, uma parceria do Governo do Estado com o município que visa a realização destas cirurgias para a população cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS). As pessoas que necessitarem destas cirurgias, devem procurar o setor de Atenção Especializada na Secretaria Municipal de Saúde. 

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto