De acordo com o balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram 800 cirurgias de catarata e 205 de pterígio
Em 2024, mais de 1000 cirurgias oftalmológicas de pterígio e catarata foram realizadas em Itabaiana. De acordo com o balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram 800 cirurgias de catarata e 205 de pterígio, reduzindo significativamente a fila de espera e impactando diretamente na qualidade de vida dos pacientes.
A catarata, caracterizada pela opacificação do cristalino, é uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil, enquanto o pterígio, conhecido como “carne crescida no olho”, pode causar desconforto e comprometer a visão se não tratado a tempo. Ambos os problemas são mais comuns em pessoas acima de 50 anos e em regiões com alta exposição solar, como o Nordeste.
“Sabemos o quanto essas condições afetam a visão e a autonomia das pessoas. Por isso, trabalhamos intensamente para garantir que mais itabaianenses tivessem acesso ao tratamento adequado”, afirmou José Suelton, Secretário Municipal de Saúde.
As cirurgias, que aconteceram durante todo o ano, pertencem ao programa Enxerga Sergipe, uma parceria do Governo do Estado com o município que visa a realização destas cirurgias para a população cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS). As pessoas que necessitarem destas cirurgias, devem procurar o setor de Atenção Especializada na Secretaria Municipal de Saúde.