Pular para o conteúdo

CCJC da Câmara Federal aprecia três PLs de Nitinho nesta quarta-feira

Compartilhe

Nacionalização do Caranguejo, do Barco de Fogo e do Bacamarte para atrair investidores, gerar emprego e renda para SE

O reconhecimento nacional da identidade histórica e cultural de Sergipe está na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara Federal nesta quarta-feira, 26.

Tratam-se de três projetos de leis de autoria do deputado federal Nitinho Vitale, PSD-SE, voltados à cultura e ao turismo, que reconhecem o Caranguejo, o Barco de Fogo e o Bacamarte como patrimônio nacional, cultural e histórico do Brasil.

“Com a aprovação destes três PLs, a Comissão de Constituição e Justiça dá mais um passo para o fortalecimento do turismo e da economia sergipana”, comemora Nitinho, ao acrescentar que o reconhecimento nacional impulsiona o estado no mapa turístico nacional e internacional.

“Nós precisamos de notoriedade nacional para atrair visitantes, curiosos, estudiosos, pesquisadores, produtores artísticos e investidores. Quanto mais notoriedade, mais visitantes, mais investimentos, mais empregos e mais renda para a nossa população”, justifica.

Bacamarte

O PL n° 1451/2024 reconhece o Bacamarte como Patrimônio Nacional Histórico e Cultural do Brasil. “É uma das mais importantes manifestações
folclóricas do Vale do Cotinguiba. Um legítimo traço de identidade do povo de Carmópolis, de Japaratuba, de Capela e de General Maynard”, destaca o autor.

” O Brasil precisa conhecer e se apropriar de tanta riqueza”, enaltece o deputado.

O PL recebeu parecer favorável do relator, deputado Stélio Dener , Republicanos-RR.

Barco de Fogo

Já o PL de nacionalização do Barco de Fogo tramita sob o número 1452/2024. “A mais exuberante exibição da arte, da força e da genialidade de Sergipe, um orgulho do povo estanciano”, defendeu o deputado.

“Digno de produções televisivas e cinematográficas. Ainda vamos assistir ao Barco de Fogo numa produção de uma minissérie, de uma telenovela “, torce o parlamentar.

O projeto recebeu parecer favorável à tramitação do relator, deputado Raimundo Santos, PSD-PA.

Caranguejo

Com o PL n° 1863/2024, Nitinho eleva o caranguejo, principal iguaria da culinária regional sergipana, à condição de Patrimônio Nacional Histórico e Cultural do Brasil.

O PL também já tem parecer favorável à tramitação do relator, deputado Raimundo Santos.

“O caranguejo é universal, o hábito cultural mais forte da identidade sergipana. Quebrar o caranguejo alimenta e acalma. Ninguém que visitou Sergipe esquece desta iguaria autêntica, genuina e deliciosa. É uma experiência”, orgulha-se Nitinho.

“Quem já visitou Sergipe, quem já
experimentou o caranguejo, não se esquece e volta!”, conclui o autor.

Foto: VilaAju.com.br

Ultimas notícias

Psicóloga alerta sobre aumento de afastamentos no trabalho p...
Crise energética na Venezuela: Maduro reduz jornada de traba...
Teleférico da Serra de Itabaiana: relatório de viabilidade t...
Sergipe abre 869 novos postos de trabalho formais em feverei...
Vereador Rodrigo Fontes participa de noite especial na Balad...
Lula defende Janja e critica oposição sobre gastos com viage...