Pular para o conteúdo

Centro de inovação sediado em Aracaju recebe prêmio nacional

Compartilhe

O Tiradentes Innovation Center foi reconhecida como destaque entre os ambientes e ecossistemas de inovação e empreendedorismo no Brasil

O Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação sediado em Aracaju e ligado ao Grupo Tiradentes, foi reconhecido nacionalmente como destaque entre os ambientes e ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Ele foi agraciado no Top 100 Open Startups, premiação concedida anualmente pela 100 Open Startups, uma plataforma de inovação aberta que conecta startups e grandes empresas no Brasil.

Dentro do Ranking 100 Open Startups, o TIC foi premiado na categoria Ecossistema, alcançando o TOP 1 do Estado de Sergipe como Ecossistema Regional de Entidades Privadas, além de receber o reconhecimento nacional na categoria Destaques TOP Ecossistemas. O prêmio foi entregue no último dia 17 de outubro, em uma cerimônia no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

No evento, o Tiradentes Innovation Center foi representado no evento pelo seu presidente, Domingos Sávio Machado, que destacou o reconhecimento como resultado do compromisso com a inovação e do trabalho contínuo para fomentar o ecossistema de startups e empreendedorismo em Sergipe. “Ficamos muito felizes em poder colocar Sergipe no mapa dos destaques de Ecossistemas de Inovação do Brasil. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista: ao nosso competente e dedicado time, às nossas startups, mentores, parceiros, mantenedores, a toda nossa comunidade (UNIT/ITP/TIC) e ao promissor ecossistema de inovação de Sergipe”, agradeceu Domingos.

O TIC

O Tiradentes Innovation Center foi criado em 2019, como um centro de inovação dedicado a conectar pessoas, instituições e fomentar a inovação e o empreendedorismo na área de novas tecnologias que possam impactar a economia, a sociedade e o futuro da educação. É um dos componentes do Ecossistema Tiradentes, que reúne e congrega as estruturas, os serviços e os profissionais do próprio TIC, da Universidade Tiradentes (Unit) e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). 

O TIC oferece incubação de startups utilizando a metodologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), arenas e ambientes colaborativos para eventos e capacitações, bem como um Fab Lab credenciado internacionalmente para prototipagem e fabricação digital. Além disso, ele fornece soluções corporativas, como elaboração e acompanhamento de planejamentos estratégicos, suporte e execução de projetos de inovação aberta, visando a criação de produtos e soluções personalizadas para impulsionar empresas e o mercado em geral.

“São instituições que estão se unindo em prol de um objetivo em comum e buscando as demandas que a sociedade precisa. Estamos aqui muito mais do que para propor soluções. É escutar as demandas e aí, sim, internamente criar um processo de inovação aberta, para saber como é que a gente inova dentro das empresas. A ideia é que a gente transforme a inovação, as patentes e a ciência em algo que possa ser utilizado pela sociedade e que traga um impacto econômico e social mais direto. É essa linguagem do ecossistema do Grupo Tiradentes que a gente está trazendo para a sociedade, e estamos prontos para fazer o desenvolvimento da nossa região”, explica Domingos Machado. 

Outros premiados

A premiação do 100 Open Startups também contemplou a startup sergipana Baasic, incubada no Tiradentes Innovation Center e especializada em serviços financeiros para empresas e negócios. Ela ficou no ranking entre as TOP 10 nacionais na categoria Fintechs. O Sebrae Sergipe, unidade estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também foi reconhecido pelo mesmo prêmio, na categoria Agentes Locais Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais.  

A 100 Open Startups reconhece as corporações líderes em inovação aberta e as startups mais atraentes para o mercado corporativo, além de destacar agentes do ecossistema que impulsionam a expansão dessa prática. Em sua 9ª edição, a plataforma conta com 7 mil corporações e 13 mil startups participantes, sendo o maior ranking corporativo da América Latina.

Fonte: Asscom Unit, com informações do TIC

Ultimas notícias

Quais são os riscos do consumo exagerado de energético?
Confira as previsões para seu signo com o horóscopo do dia 0...
EMPRESÁRIA JACIARA MACHADO ACIONA JUSTIÇA APÓS SER ALVO DE O...
Onze pessoas morrem em acidente na região da Chapada Diamant...
MPF pede condenação do Estado de Sergipe
Moradora denuncia abandono da Praça João Fagundes em Itabaia...