CHESF REDUZ VAZÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE XINGÓ POR DETERMINAÇÃO DO ONS

Alteração visa otimizar o Sistema Elétrico Nacional, com mudanças nas vazões nos dias úteis e finais de semana.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) anunciou uma redução na vazão de saída da Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada entre os estados de Sergipe e Alagoas. A medida, implementada desde segunda-feira (9), segue uma determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e faz parte de uma estratégia de otimização energética do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Durante os meses de setembro e outubro, a usina de Xingó liberará, em média, 1.100 m³/s de água em dias úteis, enquanto nos finais de semana a vazão será reduzida para 850 m³/s. A Chesf ressaltou que a situação hidrológica é avaliada constantemente, podendo haver novas alterações na vazão, caso seja necessário ajustar o atendimento ao SIN.

Sobradinho
Além de Xingó, a Chesf também reduziu a vazão na Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia. A usina, que anteriormente liberava 1.300 m³/s, passará a liberar 1.200 m³/s. Atualmente, o reservatório de Sobradinho opera com 52,73% de sua capacidade.

Os usuários interessados em receber atualizações sobre as vazões podem se cadastrar para receber notificações via SMS. Para receber informações sobre a Usina de Xingó, basta enviar “RIO” para o número 27569. Para a Usina de Sobradinho, envie “SOBRADINHO” para o mesmo número.

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.