Chronoworking no Brasil: Empresas Dão Liberdade de Horário e Colhem Sucesso
O conceito de “chronoworking”, que já é uma tendência forte em outros países, vem ganhando espaço e se tornando uma realidade em algumas empresas aqui no Brasil. Esse modelo de trabalho foi desenvolvido para oferecer uma maior flexibilidade aos funcionários, especialmente aqueles que já atuam no formato “Anywhere Office”, onde os profissionais podem realizar suas atividades de qualquer lugar do mundo.
Na prática, empresas que adotam o “chronoworking” permitem que seus colaboradores escolham o horário que considerarem mais conveniente para realizar suas tarefas diárias. Eduardo Nunes, vice-presidente de pessoas e cultura na Everymind, destaca que, apesar dessa liberdade, é fundamental que o funcionário alinhe seus horários com a liderança e a equipe, e também compreenda os horários e a agenda dos clientes para garantir a fluidez da comunicação e das operações.
Na Everymind, por exemplo, mais de 90% dos seus mais de 500 colaboradores têm a autonomia para definir seus próprios horários de trabalho. Essa flexibilidade tem sido um dos pilares para a alta avaliação positiva dos funcionários em pesquisas internas nos últimos cinco anos. “Gosto muito de viajar. Então, sempre que tenho oportunidade, pego a estrada e trabalho de qualquer lugar, no horário da minha preferência”, explica um colaborador que ressalta os feedbacks sempre positivos sobre o modelo. Esse formato não só promove bem-estar e autonomia, mas também se mostra uma ferramenta eficaz para atração e retenção de talentos.
#Chronoworking #FlexibilidadeNoTrabalho #AnywhereOffice