Na manhã desta quarta-feira (5), moradores de Brejo Grande, município localizado no interior de Sergipe, foram surpreendidos por uma chuva de granizo, um fenômeno raro e assustador. A chuva durou pouco, mas chamou a atenção da população, que registrou o ocorrido em vídeos. Uma moradora do local afirmou que nunca havia presenciado algo semelhante na cidade.
Este evento se encaixa em um contexto de instabilidade climática que atinge o estado. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) emitiu um alerta sobre chuvas moderadas a intensas em Sergipe até às 11h desta sexta-feira (7). O boletim também alerta para a possibilidade de ventos fortes, trovoadas, chuvas de granizo e descargas elétricas durante este período.
O acumulado de chuvas pode ultrapassar os 50 milímetros, e os ventos devem variar entre 40 e 60 km/h. Segundo o Semac, a instabilidade climática é causada por um escoamento de ar em médios e altos níveis da atmosfera, que favorece o transporte de nuvens carregadas para o estado, além do aquecimento e umidade do Oceano Atlântico adjacente.
Moradores de diversas áreas devem redobrar a atenção, especialmente em áreas com risco de alagamentos ou deslizamentos, uma vez que o volume de chuva pode ser elevado. A previsão também aponta para a possibilidade de danos causados por ventos fortes e a queda de árvores ou objetos mal fixados.