A combinação da fumaça das queimadas que afeta grande parte do Brasil e uma frente fria está projetada para causar “chuva preta” em pelo menos cinco estados neste fim de semana. O fenômeno, que já foi registrado em setembro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, deve se repetir nestas regiões e também atingir o Mato Grosso do Sul.
A chuva preta ocorre quando a fuligem das queimadas, provenientes da Amazônia, Cerrado e outros biomas, se mistura com a chuva. Esse fenômeno resulta da combustão incompleta de materiais orgânicos como carvão, petróleo, madeira e resíduos agrícolas, que liberam partículas escuras. À medida que as gotas de chuva se misturam com essas partículas presentes na atmosfera, a coloração escurece, resultando na chuva preta.
O fenômeno não só afeta a qualidade do ar, como também pode ter impactos negativos na saúde e no meio ambiente. As autoridades recomendam que a população adote precauções para minimizar os riscos associados a este tipo de chuva.
LEIA TAMBÉM
O Boticário celebra o Dia das Crianças com linha inspirada em Toy Story, da Disney e Pixar
28 de setMorango Cravejado, novo milk shake do Bob’s
25 de setMais sofisticados e personalizados, golpes do site falso, do WhatsApp e das redes sociais lideram ranking de contestações, aponta Santander
24 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

