Pular para o conteúdo

Chuvas moderadas a intensas devem continuar em Sergipe

Compartilhe

A possibilidade de incidência de fortes chuvas tem sido alertada pela Semac desde a última quinta-feira, 1º

O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), estendeu o aviso meteorológico com probabilidade de chuvas moderadas a intensas, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas, até a manhã desta quarta-feira, 7. De acordo com a análise, durante o período, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm/dia e os ventos intensos podem variar de 40 a 80 km/h, a depender da região.

A Secretaria do Meio Ambiente informa à população sergipana sobre a possibilidade de incidência de fortes chuvas desde a última quinta-feira, 1º. Até a manhã desta terça-feira, 6, os pluviômetros registraram municípios com acumulados elevados nos últimos cinco dias. Cidades como Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Poço Verde, Boquim, Tomar do Geru e Estância ultrapassaram o acumulado esperado para todo o mês de maio. 

A instabilidade termodinâmica em Sergipe é resultado de uma frente estacionária que continua atuando no estado. Isso se deve à canalização do fluxo de umidade nos baixos níveis da atmosfera, facilitando o transporte de nuvens convectivas para o estado, como, também, devido ao intenso aquecimento e umidade do oceano Atlântico adjacente. “A atmosfera está apresentando umidade e, juntamente com as elevadas temperaturas, provoca grande possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical”, reforça a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana.

A Semac segue monitorando as condições climáticas e reitera que a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado, apresentando riscos em rodovias, como alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, além dos principais rios e lagoas.

Ultimas notícias

Horóscopo de 08 de maio de 2025 – Quinta-feira
33 ANOS DE FEIRA DO CAMINHÃO.
Luto! Morre Gui Bull, fisiculturista de 30 anos; causa da mo...
TRF5 decide que bares da Orlinha da Rodovia José Sarney não ...
Tragédia no Metrô: Lourivaldo Nepomuceno morre preso entre p...
Apostas sobre sucessão do papa Francisco movimentam milhões ...