Concertos destacam a flauta solista e a ópera italiana, na Primeira Igreja Batista de Aracaju e Catedral Metropolitana
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) dá continuidade à sua série de concertos ‘Sons da Catedral’ com apresentações gratuitas em importantes templos religiosos de Aracaju. Os concertos acontecem na quinta-feira, 7, às 19h30, na Primeira Igreja Batista de Aracaju (Piba), na rua Lagarto, e no sábado, 9, às 17h30, na Catedral Metropolitana de Aracaju, localizada na rua Propriá. A Orsse é uma iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). A série acontece em parceria com a Piba, a Arquidiocese de Aracaju e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Com foco na flauta solista e nas vibrantes aberturas de óperas italianas, o repertório inclui solos do flautista Sílvio Jackel Neto e a regência do maestro Guilherme Mannis. Entre as peças selecionadas estão as aberturas de A Força do Destino, de Verdi, O Barbeiro de Sevilha e A Italiana em Argel, de Rossini, além do Romanze nº2, de Beethoven, e a Fantasia para Flauta e Orquestra, de Georges Hüe. “Transitaremos pela energia, beleza e exuberância das aberturas italianas, música que influenciou a própria música sergipana executada na Catedral desde sua instalação, até a delicadeza dos solos de flauta. A série ‘Sons da Catedral’ nos permite apresentar ao público novas perspectivas culturais e sensoriais, conectando música, espiritualidade e intelecto”, afirma o maestro Guilherme Mannis explica.
Sobre o solista
O flautista Sílvio Jackel Neto, chefe de naipe da Orsse desde 2015, é formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (atual Unespar), Jackel dedica-se ao repertório para flauta solo, explorando as possibilidades da técnica estendida em música contemporânea e atuando regularmente como solista da Orsse.
Foto: Marco Ferro