Com tocha “universitária” e Superlua, cerimônia de abertura marca início do JUBs Praia

Competição acontece no Rio de Janeiro de 19 a 26 de agosto

Tocha "universitária" na abertura dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia
Foto: Célio Júnior/CBDU

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Praia estão oficialmente abertos! A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (19), na Praia de Botafogo, onde parte da competição acontece.

Os convidados começaram a chegar às 19h e foram recebidos por uma enorme lua cheia passando pelo Pão de Açúcar. Quem estava lá pôde presenciar, com os pés na areia, a Superlua Azul, fenômeno que acontece quando a lua está mais perto da Terra, fazendo com que pareça maior.

A cerimônia

Aproximadamente às 19h30, quando todos já estavam em seus lugares, a cerimônia começou com a bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel cantando clássicos do samba carioca.

Então, foi a vez das 26 delegações presentes entrarem com as suas respectivas bandeiras.

Em seguida, discursaram Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Henrique Cordeiro, secretário executivo do Ministério do Esporte, Rafael Picciani, secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Rafael Serour, presidente da Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro, e Anna Laura Valente Secco, subsecretária-executiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.

“Sejam todos bem-vindos a esta edição do JUBs Praia! São 12 modalidades e é a nossa maior edição. Não teríamos como fazer os maiores jogos de praia do Brasil se não fosse nesse cartão postal, com essa lua. Isso mostra a força do esporte universitário brasileiro”, disse Cabral.

“Dos atletas que estiveram em Paris, 107 são universitários. O esporte universitário, o esporte no ambiente do ensino superior, tem crescido cada vez mais, e esses jogos refletem isso”, completou.

Além disso tudo, aproveitando o espírito olímpico e a presença de Wanderley, a cerimônia contou com uma pira “universitária”. João Victor Castro de Oliveira, pivô da seleção brasileira sub-20 de beach soccer e estudante de educação física, foi o responsável por conduzir a tocha.

E, assim, foi encerrada a cerimônia e declarado o início oficial dos jogos!

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.

Redes Sociais

Relacionadas

Categorias