Irregularidade foi identificada durante operação da Polícia e Energisa na Zona de Expansão; concessionária já flagrou mais de 1.500 fraudes em 2025
Um comerciante foi autuado em flagrante por furto de energia elétrica em seu estabelecimento de pescados na Zona de Expansão de Aracaju. A ação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe nesta quinta-feira (10), após uma operação conjunta entre as Polícias Civil, Científica e a concessionária Energisa.
De acordo com a investigação, foi constatada uma ligação clandestina de energia elétrica no local, prática popularmente conhecida como “gato”. O proprietário foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e responder pelo crime de furto qualificado.
Segundo a Energisa, 1.513 irregularidades já foram identificadas em Sergipe apenas em 2025, com a recuperação de 3,89 GWh de energia — volume suficiente para abastecer cerca de 38 mil residências de baixa renda por um mês.
Casos como esse representam não apenas prejuízos financeiros ao sistema elétrico, mas também sérios riscos à segurança da população, devido ao alto potencial de acidentes com instalações clandestinas.