Pular para o conteúdo

Como funciona o uso de wi-fi durante uma viagem aérea?

Compartilhe

A segurança do voo pode ser comprometida com o uso de aparelhos fora do modo avião

Viajar de avião, hoje, se tornou uma coisa corriqueira na vida de muitos brasileiros, seja para turismo ou uma viagem a negócios. Até pouco tempo atrás, ao entrar em um avião significava ter que desligar os smartphones, tablets e até notebooks para maior segurança durante o voo, tornando os passageiros totalmente offline durante toda a duração da viagem. Foi apenas em 2016 quando a companhia aérea Gol lançou seu primeiro voo com wi-fi a bordo que permitia o uso durante determinado período da viagem.

Mas, como funciona o wi-fi dentro de um avião, em movimento, a quilômetros de altitude? A solução é mais complexa do que parece, mas trouxe muito mais conforto e comodidade para os passageiros.

Porque devemos colocar os aparelhos no modo avião?

Antes de entender como funciona o wi-fi durante uma viagem aérea, é preciso entender um pouco sobre como funcionam alguns dispositivos do avião e sua relação com a segurança.

Os aviões modernos possuem diversos equipamentos de comunicação, radares, detecção meteorológica, todos em redundância (ou seja, caso o primeiro equipamento falhe, o segundo assume seu lugar para garantir a segurança do voo). Muitos desses dispositivos funcionam através de frequências de rádio de alta potência para se comunicar e receber dados de antenas em solo e satélites.

A questão é que, o uso de dados 5G, wi-fi e até mesmo o bluetooth dos smartphones podem atingir algumas das frequências utilizadas por esses aparelhos, que podem apresentar telemetrias erradas ou inconsistentes, se o erro é detectado ainda em solo o voo é atrasado até que seja feita uma vistoria para garantir que não existe nenhum mal funcionamento dos dispositivos dos aviões. Esse é o motivo da obrigatoriedade de desligar ou colocar em modo avião smartphones, tablets e notebooks durante um voo.

Como funciona o wi-fi de bordo?

Depois de muito desenvolvimento e pesquisa, foram criados aparelhos de roteamento de internet que são seguros para o uso durante o voo, os aviões que possuem essa tecnologia são equipados com antenas especializadas que funcionam um uma frequência que não interfere com os dispositivos de voo do avião e podem replicar o sinal de internet de torres em solo e de satélites de internet via rádio.

Para acessar o wifi durante o voo é primeiro se certificar que a aeronave em questão possui essa tecnologia, muitas companhias disponibilizam o serviço de wi-fi durante o voo mediante o pagamento de uma taxa adicional na emissão da passagem aérea.

Depois basta manter o seu aparelho em modo avião e habilitar o wi-fi (desse modo apenas o wi-fi poderá funcionar e vai manter bloqueado o uso de 5G, e dados de telefonia que ainda podem atrapalhar as telemetrias da aeronave), uma vez ligado o wi-fi resta apenas acessar a rede da aeronave, disponibilizada na tela do aparelho ou através de instruções dos comissários de voo e aproveitar a viagem com wi-fi sem comprometer a segurança do voo.

Vale ressaltar que alguns pacotes de wi-fi durante o voo são por tempo limitado (por exemplo, 20, 30, 45 minutos de wi-fi) então é muito importante aproveitar com eficiência o tempo disponível, para isso vale a pena utilizar aparelhos mais novos, como notebook dell, samsung, hp, macbook, que possuem melhor processamento para perder menos tempo entre os carregamentos de telas ou acesso em sites. Além disso, manter os arquivos necessários baixados nos dispositivos antes de pegar o voo pode ajudar a economizar tempo e banda de uso do wi-fi durante o voo.

(crédito: divulgação istock)

Ultimas notícias

Universidade sergipana se mantém entre as 10 melhores do ano...
O Boticário apresenta Nativa SPA Uva Merlot, nova linha de c...
Diretoria do CRA-SE se reúne com presidente da Fames para tr...
Drª Marcela Mota destaca-se na nutrição clínica e hospitalar...
Horóscopo do dia: previsão de hoje 08/04/2025 para seu signo
Ribeirópolis: Gestão de Rogério Sobral fecha biblioteca públ...