Como montar um currículo ideal para plataformas de emprego e aumentar as chances de contratação

O Unit Carreiras fornece apoio para ajudar alunos e ex-alunos nesse processo, auxiliando na criação de perfis competitivos alinhados às exigências do mercado de trabalho.

Elaborar um currículo eficaz é fundamental para se destacar nas plataformas de emprego. Muitas vezes, os candidatos são desclassificados por não apresentarem um currículo que atenda às exigências da vaga. A frustração de ver suas qualificações ignoradas devido a um simples erro pode ser evitada com a criação de um documento bem estruturado e adaptado.

A gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, compartilha algumas dicas importantes para os candidatos. “Acredito que o currículo deve ‘contar a trajetória profissional’ de uma pessoa. É essencial incluir palavras-chave que ajudam a ser encontrado pelos recrutadores, como cursos importantes e competências necessárias para a área desejada”, ressalta.

Janaína também destaca que o currículo deve ser logicamente organizado, sempre realçando as experiências e conquistas mais relevantes para chamar a atenção dos recrutadores. “A seção ‘Sobre’ é uma oportunidade para contar sua história de forma clara e leve, mostrando seu objetivo profissional: o que você faz e o que pretende fazer”, sugere.

Estrutura básica do currículo:

  • Dados pessoais: Nome, contato, LinkedIn.
  • Objetivo profissional: Breve resumo do que você busca na carreira.
  • Resumo das qualificações: Principais habilidades e competências.
  • Experiência profissional: Descrição das principais funções e realizações.
  • Formação acadêmica: Instituições e cursos realizados.
  • Cursos e certificações: Adicionais relevantes para a área.
  • Idiomas: Nível de proficiência em diferentes línguas.
  • Informações adicionais: Projetos, trabalhos voluntários, etc.

Erros e critérios de qualificação

Um erro comum é não personalizar o currículo para cada vaga. “Copiar e colar o currículo sem adaptá-lo à plataforma ou vaga específica pode prejudicar suas chances de sucesso. É essencial revisar e personalizar o currículo para cada oportunidade”, alerta Janaína.

Plataformas como Gupy utilizam critérios específicos para qualificar perfis, sendo as palavras-chave extremamente importantes. “Os recrutadores buscam termos específicos na descrição da vaga e avaliam o histórico profissional e a adequação cultural do candidato”, explica Janaína.

Com a globalização do recrutamento, competir com candidatos de todo o mundo é uma realidade. Adaptar seu perfil à cultura da empresa é crucial. “Hoje, ao estar online, você compete com candidatos globalmente. As empresas avaliam se você tem um fit cultural, se sua cultura se adapta à da empresa. Isso é extremamente importante”, enfatiza.

Suporte do Unit Carreiras

O Unit Carreiras oferece vários serviços para auxiliar alunos e ex-alunos na elaboração de currículos adequados e otimização de perfis online. “Oferecemos oficinas de elaboração de currículo profissional, análise de perfil comportamental, planejamento de carreira, entre outros. Além disso, ajudamos a melhorar o perfil no LinkedIn e disponibilizamos vagas e oficinas para apoiar a empregabilidade”, destaca Janaína.

Para acesso, entre em contato por meio: 

E-mail: carreiras@unit.brTelefone: (79) 32182113.

Fonte: Asscom Unit

REDES SOCIAIS

Mais Lidas

CATEGORIAS

Notícias Relacionadas