Pular para o conteúdo

Conclave para eleger sucessor do Papa Francisco começa no Vaticano

Compartilhe

Começou nesta quarta-feira (7) o conclave que vai eleger o novo líder da Igreja Católica, após a renúncia do papa Francisco. As portas da Capela Sistina foram oficialmente fechadas, dando início às votações entre os cardeais.

Ao todo, 133 cardeais com direito a voto participam do processo, sendo necessário o apoio de pelo menos 89 votos para a escolha do novo pontífice. As votações seguirão em sessões diárias até que um nome alcance a maioria exigida. A previsão é que o processo dure de dois a três dias, mas há possibilidade de o novo papa ser anunciado ainda hoje — o que, embora improvável, não está descartado.

A expectativa mundial gira em torno dos favoritos ao cargo, entre eles italianos, um norte-americano e um brasileiro. O nome do Brasil entre os cotados é o cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, conhecido por seu perfil moderado e conciliador. A eventual eleição de um papa brasileiro marcaria um momento histórico para a Igreja Católica no país com a maior população católica do mundo.

Na abertura do conclave, o cardeal decano Giovanni Battista Re fez um apelo por um líder que compreenda os desafios contemporâneos. “Que o Espírito Santo nos inspire a escolher um papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil”, declarou.

Durante o conclave, os cardeais permanecem isolados de qualquer contato com o mundo externo. A tradicional fumaça preta ou branca indicará ao público o resultado das votações: preta para voto inconclusivo, branca para a escolha do novo papa.


Ultimas notícias

Tripla tentativa de homicídio em Lagarto: Polícia investiga ...
LUTO: Influenciadora Valéria Pantoja falece aos 30 anos dura...
Horóscopo de 08 de maio de 2025 – Quinta-feira
33 ANOS DE FEIRA DO CAMINHÃO.
Luto! Morre Gui Bull, fisiculturista de 30 anos; causa da mo...
TRF5 decide que bares da Orlinha da Rodovia José Sarney não ...