Uma excelente forma de conhecer não apenas a geografia e os costumes locais, mas também de mergulhar profundamente na identidade de cada região através da comida
O turismo é uma ferramenta poderosa de intercâmbio cultural, promovendo o entendimento entre diferentes povos e valorizando a diversidade através da comida, sendo uma das principais ações que incentivam a indústria do turismo global.
O Brasil é um país onde os sabores variam tanto quanto as paisagens. Para quem deseja experimentar o Brasil de uma maneira mais intensa e autêntica, o turismo gastronômico é uma excelente escolha. Neste contexto a cidade de Belém\PA, famosa por seus ingredientes exóticos como o tucupi, o jambu e o açaí, e que será o centro das atenções do turismo nacional com a realização do II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo da Febtur Nacional, vai promover uma palestra como o santareno chef de cozinha, Saulo Jennings o 1º Embaixador Gastronômico da ONU Turismo no mundo.
Saulo é fundador do premiado restaurante Casa do Saulo Tapajós, na Praia do Carapanari, reconhecido por unir tradição, biodiversidade e inovação. Sua cozinha reflete a alma da Amazônia e transformou seu restaurante em um destino turístico nacional. Com unidades também em Belém, Rio de Janeiro e São Paulo, o chef leva os sabores autênticos da floresta para todo o Brasil e representa o país em eventos internacionais como a COP 28 em Dubai, Brasil em Sabores, Cúpula do Mercosul e o Encontro do G20.
Durante o congresso, Saulo compartilhará suas experiências e visões sobre a força da gastronomia amazônica como vetor de desenvolvimento sustentável, identidade cultural e promoção turística.
Congresso Febtur
O II Congresso Nacional da FEBTUR (Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo), acontecerá de 10 à 15 de junho, em Belém a capital paraense. O congresso tem como tema “Sustentabilidade também se faz com informação” e vai reunir mais de 150 profissionais da comunicação do turismo, entre estudantes, pesquisadores e representantes de comunidades locais.
A programação, extensa e estratégica, com oficinas temáticas, painéis de debate, palestras, exposições culturais e experiências imersivas que vai mostrar ao mundo as potencialidades e a força da região Norte, não apenas suas belezas naturais, mas também as práticas inovadoras que unem tradição, tecnologia e responsabilidade socioambiental.
Os palestrantes e especialistas, vão compartilhar experiências de sucesso, boas práticas, pesquisas e propostas concretas de atuação na interface entre turismo, comunicação e meio ambiente. A ideia é que o congresso seja um marco na consolidação de uma comunicação mais ética, sensível e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU O II Congresso Nacional da FEBTUR, também se propõe a discutir o papel essencial dos jornalistas e comunicadores como agentes de transformação social.
A troca de experiências e a afirmação de compromissos com o turismo responsável, ético e comprometido com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Brasil, sendo assim o evento será mais do que um congresso. Se propõe a ser uma plataforma de formação.
Um dos diferenciais do evento será a vivência prática do turismo amazônico, com visitas técnicas a destinos emblemáticos do Pará, como Belém continental e insular, Bragança e Augusto Corrêa. Os participantes poderão conhecer de perto experiências de turismo comunitário, gastronomia regional, manifestações culturais e iniciativas de conservação ambiental.
Essas experiências têm o objetivo de sensibilizar os participantes e mostrar que o turismo não é apenas uma atividade econômica, mas um poderoso instrumento de inclusão, empoderamento e transformação.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site oficial da Febtur:
Mais informações e programação completa:https://febtur.org.br/ii-congresso-febtur/