A Receita Federal anunciou a abertura da consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 a partir das 10h da próxima sexta-feira, 23 de maio. Este lote é considerado o maior da história em valor e número de contribuintes, totalizando R$ 11 bilhões a serem pagos para mais de 6,2 milhões de pessoas.
Os pagamentos começarão no dia 30 de maio, mesma data em que se encerra o prazo final para a entrega da declaração do IRPF 2025. Este lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.
Como consultar a restituição:
Para verificar se sua restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Prioridades nos lotes de restituição:
A Receita Federal mantém a prioridade de pagamento para quem utilizou a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento via Pix. A ordem de prioridade geral segue a seguinte sequência:
- Idosos com 80 anos ou mais.
- Contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave.
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix.
- Demais contribuintes.
Calendário dos lotes de restituição 2025:
- Primeiro lote: 30/05/2025
- Segundo lote: 30/06/2025
- Terceiro lote: 31/07/2025
- Quarto lote: 29/08/2025
- Quinto lote: 30/09/2025
Para quem não receber a restituição no primeiro lote, é fundamental acompanhar as próximas datas e verificar a situação da declaração no sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC, para identificar possíveis pendências.