Comemorado oficialmente no dia 19 de maio, o Dia da Defensoria Pública no Brasil foi instituído desde 2002.
Em homenagem ao Dia do Defensor (a) Público (a) e da Defensoria Pública, aconteceu uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta segunda-feira (19). De autoria do vereador e defensor Elber Batalha (PSB), a ocasião reuniu autoridades e homenageados que marcaram a história da instituição em Sergipe. Comemorado oficialmente no dia 19 de maio, o Dia da Defensoria Pública no Brasil foi instituído desde 2002.
Durante a Sessão Especial, quatro defensores públicos receberam uma placa com o reconhecimento pelos serviços prestados na Defensoria Pública do Estado de Sergipe. Foram eles, Sérgio Barreto Moraes, Ana Paula Gomes, Glaucia Amélia Silveira e Edgar Patrocínio Santos, profissionais que já presidiram a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe marcando seus nomes pelos seus feitos históricos.
O defensor público sergipano, Matheus Pacheco, diretor da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, representou o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE), Gerson Aragão. Ele agradeceu pela chance de aprender tanto nesta sessão. “Queria dizer que esse momento é motivo de muita alegria. Fica aqui o meu registro de que desejo uma Defensoria Pública forte, Ministério Público forte, Procuradoria e todas as instituições. Nós tivemos aqui uma verdadeira aula institucional da democracia”.
Elber falou da grande missão da Defensoria. “A Defensoria promove o direito aqueles que menos acesso têm e evidentemente que mais precisam. Atualmente, a Defensoria tem o seu direito em diversas vertentes, desde os mais requintados ao básico com processo resolutivo de direitos essenciais como saúde e cidadania”, comentou.
Contando mais sobre a sua rotina de atendimento na Defensoria, o parlamentar descreveu o seu propósito diário. “Nada é tão significativo na nossa profissão como os pequenos atos do dia a dia, os pequenos afazeres do cotidiano com o atender bem, abraçar e acolher. Sei que tantos e tantos colegas fazem na sua rotina, respondendo a ânsia da população com uma sensibilidade única. Isso não tem preço na vida das pessoas. Longa vida a Defensoria Pública”, declarou.
Também entre os presentes, Pablo Moreno, presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe, que já foi defensor; Cândido Dortas, conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Estado de Sergipe (OAB/SE); e Victor Hugo Machado, procurador-chefe da Advocacia Geral da União em Sergipe.