Essa é a primeira vez que o município terá uma chapa majoritariamente composta por duas mulheres na disputa eleitoral pelo executivo
Um dia histórico. Com a presença de milhares de socorrenses, a coligação: “Avança Mais Socorro”, confirmou em convenção, na noite do último sábado, 3, a candidatura da deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) para a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, nas eleições de 2024.
Na oportunidade, também foi oficializado o nome da vice , que será Larissa Franco, advogada de 37 anos, filiada ao Partido Progressistas (PP). Essa é a primeira vez que o município terá uma chapa majoritariamente composta por duas mulheres na disputa eleitoral pelo executivo. O anúncio da candidatura aconteceu na avenida principal do Conjunto João Alves Filho, bairro onde Carminha mora com a família há mais de 30 anos.
Emocionada, Carminha agradeceu a confiança do povo socorrense e afirmou que a luta dela permanecerá firme nas ações sociais, na causa das pessoas autistas e no avanço do desenvolvimento do município. “Muita gente pergunta: ‘como é que pode uma mulher que era feirante, atendente clínica, agora é deputada estadual’? A minha resposta é sempre com trabalho. Assim, pouco a pouco, vou conquistando o meu espaço como uma mulher que, além de ser mãe, avó e Assistente Social, também é uma deputada atuante e com a benção de Deus e confiança do povo prefeita da cidade que eu amo e que me acolheu há mais de 30 anos”, declarou Carminha.
COLIGAÇÃO
A coligação “Avança Mais Socorro” é composta pelos partidos Republicanos, Solidariedade, PDT, PRTB, AGIR, PMB, Progressistas, Avante; e a Federação Brasil da Esperança com o PT, PV e PCdoB. A aliança partidária soma mais de 200 pré-candidatos (as) ao cargo de vereador (a).
Autoridades como Lurian Lula, filha do presidente; Laércio Oliveira, senador pelo PP; Jackson Barreto, ex-governador de Sergipe; Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju; Ana Alves, filha do ex-governador João Alves Filho e da senadora Maria do Carmo; delegado André David; Zé Franco, ex-prefeito de Socorro; Padre Inaldo e Manelito Franco, prefeito e vice-prefeito de Socorro, marcaram presença e confirmaram apoio à campanha de Carminha. “Vim a pedido da minha mãe, a senadora Maria do Carmo, para dizer que ela está com Carminha”, declarou Ana Alves.
O senador Laércio Oliveira também fez questão de ressaltar o apoio e a admiração por Carminha. “Eu estou pronto para mais uma vez me dedicar ao desenvolvimento de Socorro junto, agora, com Carminha Paiva. Ela já mostrou capacidade e firmeza no comprometimento com o povo de Socorro”, disse.
Além das autoridades, a população também quer Carminha como prefeita de Socorro. “Temos que dar a vez a uma mulher. Essa é a nossa chance, porque temos uma candidata que é da nossa comunidade, trabalhadora e que faz parte da nossa gente”, definiu Simone Mota, 38 anos e moradora do Albano Franco.
CARMINHA PAIVA
Maria do Carmo Paiva da Silva, ou simplesmente Carminha Paiva, nasceu em 28 de janeiro de 1968 na cidade de Recife/PE. Viveu a infância e a adolescência em Paulo Afonso/BA. Há mais de 30 anos mora em Nossa Senhora do Socorro. É formada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes/SE e tem Pós-Graduação em Políticas e Gestão de Serviço Social, orgulha-se em ser assistente social.
No serviço público exerceu o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social no município de Nossa Senhora do Socorro entre janeiro de 2017 a março de 2022, executando Políticas Públicas voltadas para o atendimento à criança, ao adolescente, ao idoso, às pessoas com deficiência e atuando com protagonismo no combate à violência doméstica e familiar, população em situação de rua, insegurança alimentar e nutricional por meio de ações que visam a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social.
Nas eleições de 2022, foi eleita deputada estadual pelo Republicanos com 34.790 votos. Ao longo desse um ano e seis meses de mandato, a atuação da deputada tem sido fiel às pautas que defende ao longo da vida, a exemplo do direito das pessoas autistas, das mulheres em situação de violência doméstica e das pessoas em situação de vulnerabilidade social.