Deputado Ícaro de Valmir comenta processo de cassação e garante que poderá disputar eleições em 2026

Compartilhe

O deputado federal Ícaro de Valmir falou sobre o processo de cassação envolvendo a chapa do Partido Liberal (PL) durante entrevista ao Jornal da Manhã da FM Itabaiana, desta segunda-feira, 20. Ele explicou os próximos passos jurídicos e enfatizou que a situação ainda deve se arrastar por alguns meses. “A gente ainda vai recorrer no TRE. Ainda há dois embargos que nossos advogados mencionaram, e, se necessário, teremos o recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ”, afirmou.

O deputado rebateu especulações sobre a definição do caso até junho, mencionando a complexidade do processo. “É um processo que não é rápido. Pelo que eu vejo, demora. Não sou ministro do TSE para dizer quando será decidido”, disse. Ele também criticou a divulgação de informações que deveriam estar sob sigilo. “Era um processo que corria em sigilo, mas acabou sendo divulgado porque estava ao vivo, então todo mundo agora sabe do caso. ”

Ícaro reforçou que, mesmo em caso de cassação da chapa do PL, ele não ficará inelegível e poderá se candidatar em 2026. “Se vier a ser cassado, será a chapa do PL, e não o deputado Ícaro de Valmir. Eu seria uma vítima no caso. Posso garantir que estarei apto a disputar a próxima eleição. ”

Sobre o episódio que levou à ação judicial, Ícaro explicou que a desistência de uma candidata da chapa ocorreu após o prazo permitido para substituições. Ele afirmou que a desistência foi protocolada no dia 14 de setembro, dois dias após o prazo final, sendo uma decisão tomada por livre e espontânea vontade da candidata, o que impossibilitou o partido de prever ou substituir alguém naquela altura.

O deputado também destacou a importância do apoio do PL na defesa da chapa, afirmando que o partido está se movimentando para defender o mandato, uma vez que a perda de um deputado seria muito prejudicial tanto para o PL nacional quanto para o estadual. Segundo Ícaro, o partido é o principal responsável por entrar com os recursos, já que é o mais diretamente atingido.

Por fim, Ícaro destacou que todos os integrantes da chapa foram escolhidos com base em critérios claros. “Todos tinham vida pública. A candidata que desistiu já tinha disputado outras eleições. Foi algo inesperado, mas seguimos confiantes na justiça.”

Ultimas notícias

Padre Fábio de Melo revela luta contra depressão
Prefeita de Aracaju Emília Corrêa passa por cirurgia
Aparecida inaugura sua primeira Academia da Saúde: Academia ...
Deputado Ícaro de Valmir comenta processo de cassação e gara...
Avanços no Projeto do Aeroporto em Itabaiana
Último dia para inscrições no Sisu: confira prazos e detalhe...