Estudantes com dívidas no Fies têm até o fim do ano para renegociar débitos; condições de abatimento variam conforme o perfil socioeconômico e o tempo de atraso.
O prazo para estudantes renegociarem suas dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado para 31 de dezembro. O programa, conhecido como “Desenrola Fies”, oferece descontos que podem chegar a 99%, dependendo do perfil socioeconômico do aluno e do período de atraso no pagamento. A data limite original era este sábado (31), mas agora os estudantes têm até o final do ano para buscar melhores condições de quitação.
Para participar da renegociação, os estudantes que financiaram mensalidades de cursos superiores privados devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Os bancos disponibilizam ferramentas online que permitem simular as condições e os valores de um novo contrato, oferecendo uma oportunidade para que os alunos em débito possam regularizar suas situações financeiras.
Quem pode participar?
O programa é destinado a estudantes que assinaram contrato de financiamento estudantil até 2017 e que tinham dívidas pendentes até 30 de junho de 2023. Os abatimentos variam de acordo com o histórico financeiro e as condições socioeconômicas dos alunos, o que pode tornar a renegociação bastante vantajosa.
Para saber mais sobre os critérios e detalhes da renegociação, é importante que os interessados entrem em contato diretamente com as instituições financeiras responsáveis pela operação do Fies.