Dicas para reduzir o calor mudando a decoração da casa

Compartilhe

Cores das paredes, excesso de móveis e tipo de piso fazem a diferença na sensação térmica

Com o verão chegando e as ondas de calor se intensificando no Brasil, saber como se refrescar e reduzir o calor é fundamental. Afinal, as altas temperaturas podem ser prejudiciais à saúde tanto das pessoas quanto dos animais de estimação, além do próprio incômodo que pode causar.

Confira, a seguir, como você pode diminuir o calor na sua casa por meio da decoração!

Cores fazem a diferença

As cores do ambiente fazem diferença na sensação térmica que causam. Isso porque as cores mais escuras tendem a absorver mais calor, o que aumenta a sensação térmica no local.

Por outro lado, as cores mais claras ajudam na dissipação do calor, já que absorvem menos – por isso, caso esteja em uma cidade quente, o ideal é usar cores claras ou em tons neutros nas paredes.

Evite móveis em excesso na casa

Além de ajudar a circulação entre os cômodos, ter móveis somente para o essencial na sua casa ajuda também na circulação de ar entre os ambientes. Afinal, os espaços mais minimalistas tendem a auxiliar a ventilação cruzada, que é quando há passagens de ar de origens diferentes que criam um corredor de vento na casa.

Por isso, priorize uma decoração mais leve e evite o excesso de móveis.

Aposte na decoração com plantas

Embelezam o ambiente, tornando-o mais charmoso e harmônico, e ainda ajudam a refrescar o ambiente – as plantas são ótimas aliadas para diminuir o calor. Aposte em samambaias e lírios-da-paz, que ajudam a umidificar o espaço e aumentar a sensação de frescor.

Pisos frios

Talvez uma das principais dicas, o uso de piso frio ajuda muito na redução do calor do ambiente. Afinal, como o próprio nome diz, esse tipo de piso consegue conservar a temperatura mais fria por conta da composição de seus materiais, ajudando a impedir a progressão do calor no ambiente.

O porcelanato acetinado, por exemplo, tem uma boa condução térmica e ajuda a manter o ambiente mais fresco, assim como o cimento queimado, o mármore e o granito.

Tecidos naturais nos estofados

Outro ponto importante é o uso de tecidos naturais como linho e algodão para ajudar a reduzir o calor excessivo. Sempre escolha almofadas, sofás e colchas de cama que não sejam de poliéster, já que este costuma esquentar muito, principalmente nas ondas de altas temperaturas.

Ultimas notícias

Adolescente é apreendido por envolvimento em duplo homicídio...
Horóscopo do dia 26 de dezembro de 2024: Confira as previsõe...
André Moura e Alessandro podem ser os senadores da base gove...
Família come bolo e três pessoas morrem; duas estão hospital...
Calendário de pagamentos do Bolsa Família 2025 é divulgado
Maria Cecília e Theo são os nomes mais registrados em Sergip...