Dicas para reduzir o calor mudando a decoração da casa

Compartilhe

Cores das paredes, excesso de móveis e tipo de piso fazem a diferença na sensação térmica

Com o verão chegando e as ondas de calor se intensificando no Brasil, saber como se refrescar e reduzir o calor é fundamental. Afinal, as altas temperaturas podem ser prejudiciais à saúde tanto das pessoas quanto dos animais de estimação, além do próprio incômodo que pode causar.

Confira, a seguir, como você pode diminuir o calor na sua casa por meio da decoração!

Cores fazem a diferença

As cores do ambiente fazem diferença na sensação térmica que causam. Isso porque as cores mais escuras tendem a absorver mais calor, o que aumenta a sensação térmica no local.

Por outro lado, as cores mais claras ajudam na dissipação do calor, já que absorvem menos – por isso, caso esteja em uma cidade quente, o ideal é usar cores claras ou em tons neutros nas paredes.

Evite móveis em excesso na casa

Além de ajudar a circulação entre os cômodos, ter móveis somente para o essencial na sua casa ajuda também na circulação de ar entre os ambientes. Afinal, os espaços mais minimalistas tendem a auxiliar a ventilação cruzada, que é quando há passagens de ar de origens diferentes que criam um corredor de vento na casa.

Por isso, priorize uma decoração mais leve e evite o excesso de móveis.

Aposte na decoração com plantas

Embelezam o ambiente, tornando-o mais charmoso e harmônico, e ainda ajudam a refrescar o ambiente – as plantas são ótimas aliadas para diminuir o calor. Aposte em samambaias e lírios-da-paz, que ajudam a umidificar o espaço e aumentar a sensação de frescor.

Pisos frios

Talvez uma das principais dicas, o uso de piso frio ajuda muito na redução do calor do ambiente. Afinal, como o próprio nome diz, esse tipo de piso consegue conservar a temperatura mais fria por conta da composição de seus materiais, ajudando a impedir a progressão do calor no ambiente.

O porcelanato acetinado, por exemplo, tem uma boa condução térmica e ajuda a manter o ambiente mais fresco, assim como o cimento queimado, o mármore e o granito.

Tecidos naturais nos estofados

Outro ponto importante é o uso de tecidos naturais como linho e algodão para ajudar a reduzir o calor excessivo. Sempre escolha almofadas, sofás e colchas de cama que não sejam de poliéster, já que este costuma esquentar muito, principalmente nas ondas de altas temperaturas.

Ultimas notícias

Governo Lula libera mudança de preço durante vigência de pla...
Acordo UE/Mercosul deve aumentar comércio do Brasil em R$ 94...
Confira os valores da premiação do Brasileirão 2024
Pela primeira vez em Sergipe, 14ª Bienal Brasileira de Desig...
Motociclista perde a vida em colisão com carro na zona rural...
Itabaiana tem nova milionária: Adriana Andrade ganha R$ 5 mi...