Divulgada a programação da 50ª edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras

Compartilhe

Evento destaca a importância das tradições folclóricas sergipanas e reúne pesquisadores de todo o país

Reconhecido como berço da cultura sergipana, o município de Laranjeiras se prepara para a 50ª edição do Simpósio do Encontro Cultural, um dos maiores eventos culturais do país. Com programação de 8 a 11 de janeiro de 2025, o Simpósio se apresenta como um espaço de debates, trocas de experiências e reflexões sobre a preservação das manifestações culturais e folclóricas. A iniciativa é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com coordenação geral do Conselho Estadual de Cultura (CEC).

A programação acontece no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Laranjeiras e reunirá palestrantes, pesquisadores e mestres da cultura de Sergipe e de outras regiões do Brasil. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponibilizado pela Funcap, ou presencialmente no local do evento, antes do início das atividades, sujeito à lotação do espaço. O evento conta com parcerias da UFS e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), e apoio da Prefeitura de Laranjeiras.

Para o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Pascoal Maynard, o Simpósio reforça sua relevância ao longo dos anos, aproximando o público dos fazedores de cultura. “Recebemos grandes mestres da nossa cultura, professores, entusiastas, escritores, filósofos, educadores e intelectuais, que promovem um debate profícuo e interessante. Fazemos um paralelo entre o passado e o presente, abordando as novas mídias e os processos contemporâneos de difusão das artes populares. Esse debate é necessário para que tenhamos, através da arte e da cultura, reflexão e transformação”, destacou. 

Homenagens

O marco dos 50 anos será conduzido pelo tema “Isso tudo é Louvor, Isso tudo é Louvar”, uma homenagem ao cântico do Grupo Folclórico Taieiras de Bilina, reforçando o valor da cultura e a trajetória do evento ao longo de suas cinco décadas. O Simpósio também prestará homenagem a cinco figuras importantes que contribuíram para a preservação e valorização da cultura laranjeirense: Zé Sobral e Luiz Antônio Barreto, responsáveis pela realização do primeiro Encontro Cultural, em 1975, e as mestras Bilina, Lourdes e Bárbara, lideranças das Taieiras, manifestação sergipana formada por mulheres. As medalhas de reconhecimento serão entregues durante a abertura do evento, no dia 8 de janeiro.

Atividades paralelas

O Simpósio terá ainda diversas atividades paralelas, como a projeção digital na fachada do CampusLar, exibindo a coleção de cartazes Maria Luiza Ferreira Ribeiro, assinada por Adirany da Silva dos Reis (Dira Reis). No hall do CampusLar, estarão em destaque exposições que homenageiam importantes figuras da história e cultura de Laranjeiras. Outras exposições estarão disponíveis nas unidades museais da cidade.

A programação também inclui o lançamento do livro “Fragmentos Históricos da Irmandade do Senhor do Bonfim”, de José Carlos de Oliva Neto, no dia 9 de janeiro, às 17h30, no Museu de Arte Sacra de Laranjeiras.

Confira a programação 50ª edição do Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras*:

08/01 – Quarta-feira
16h – Credenciamento
18h – Solenidade de abertura
18h50 – Conferência: “Isso Tudo é Louvor. Isso Tudo é Louvar”: Profª Drª. Beatriz Góis Dantas (IHGSE)
20h – Apresentação da Arte do Selo Comemorativo: Profª Drª. Isadora Dickie (UFS), e da identidade visual dos 50º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras
20h20 – Entrega das Medalhas aos/as Homenageados(as)


09/01 – Quinta-feira
8h – Credenciamento
8h30 – Recepção (Grupo Folclórico)
9h – Conferência: Políticas Públicas de Cultura no Brasil Contemporâneo: a importância da gestão pública na manutenção das culturas populares
10h30 – Mesa redonda: “Celebração, dança e louvação das Taieiras de Laranjeiras”


10/01 – Sexta-feira
8h – Recepção (Grupo Folclórico)
8h30 – Mesa-Redonda: Reflexões sobre as Culturas Populares no Brasil contemporâneo
10h – Mesa-Redonda: Culturas Populares, Comida, Louvor e Louvar
11h30 – Mesa-redonda: 50º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras: relatos, experiências, memória e diálogos geracionais


11/01 – Sábado
8h – Recepção (Grupo Folclórico)
8h30 – Diálogo com Mestres e Mestras das Culturas Populares
10h – Conferência: A importância de Luiz Antônio Barreto para a Folkcomunicação
11h – Mesa Homenagem: “Poder comunicante: tributo a Luiz Antônio Barreto”
12h30 – Plenária sobre o tema do 51º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras
13h – Encerramento

*Programação sujeita a alteração

Ultimas notícias

Horóscopo do dia 27 de dezembro de 2024: Confira as previsõe...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...