O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira (9) importantes datas para os estudantes que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025. Segundo o ministro, o edital oficial do exame será publicado nos próximos dias, mas ele já adiantou informações cruciais para os candidatos.
As inscrições para o Enem 2025 estarão abertas no período de 26 de maio a 6 de junho. Já a aplicação das provas está agendada para dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro.
Formato e Horários das Provas:
Mantendo o formato dos últimos anos, o Enem 2025 será aplicado em dois domingos, com a seguinte distribuição de disciplinas:
9 de novembro (Domingo):
- 45 questões de Linguagens (40 de Língua Portuguesa e 5 de Inglês ou Espanhol)
- 45 questões de Ciências Humanas
- Redação
16 de novembro (Domingo):
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Os horários de aplicação, seguindo o fuso de Brasília, devem ser os mesmos dos últimos anos:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30
Para que Serve o Enem?
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e também oferece oportunidades em instituições estrangeiras:
- SiSU (Sistema de Seleção Unificada): Seleciona estudantes para vagas em universidades e institutos públicos com base na nota do Enem.
- ProUni (Programa Universidade para Todos): Oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares, utilizando a nota do Enem como critério de seleção.
- Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): Programa do governo federal que financia cursos em instituições privadas, com o Enem sendo um dos requisitos para inscrição.
- Instituições Privadas: Muitas faculdades particulares utilizam a nota do Enem como forma de ingresso direto ou para concessão de descontos.
- Universidades no Exterior: Diversas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá possuem acordos com o MEC e aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos. É importante verificar os requisitos específicos de cada universidade.
Com as datas de inscrição e provas já definidas, os estudantes de todo o Brasil podem começar a se preparar para o Enem 2025, que mais uma vez será fundamental para o acesso ao ensino superior.