Emília Corrêa e Adriane Lopes são as únicas prefeitas eleitas em capitais brasileiras para 2025

Compartilhe

Aracaju e Campo Grande serão as únicas capitais comandadas por mulheres a partir de 2025. Ambas venceram o segundo turno das eleições municipais neste domingo (27), enquanto o número total de candidaturas no segundo turno diminuiu em relação a 2020.

Emília Corrêa (PL), eleita em Aracaju-SE, e Adriane Lopes (PP), de Campo Grande-MS, serão as únicas prefeitas à frente das administrações de capitais brasileiras a partir de 2025. Ambas saíram vitoriosas no segundo turno realizado neste domingo . Outras seis candidatas chegaram à disputa final em capitais, mas não conseguiram a vitória: Rose Modesto (Campo Grande), da União, Natália Bonavides (Natal), do PT, Janad Valcari (Palmas), do PL, Maria do Rosário (Porto Alegre). ), do PT, Cristina Graeml (Curitiba), do PMB, e Mariana Carvalho (Porto Velho), do União. Esse número mostra uma diminuição em relação a 2020, quando 20 mulheres disputaram o segundo turno.

Aumento de mulheres eleitas

No primeiro turno, 724 mulheres foram eleitas para prefeituras em todo o país, o que representa 13% dos municípios que resolveram a disputa já em 6 de outubro. Comparado com as eleições de 2020, onde 663 cidades elegeram mulheres (12%), houve um pequeno avanço. Segundo dados da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, o número de mulheres eleitas, incluindo prefeitas e vereadoras, aumentou para 17,92% em 2024, frente a 15,83% em 2020. Em termos de vereadoras, as mulheres ocupantes foram 10, 6 mil das 58,3 mil vagas disponíveis, representando 18,24% das cadeiras em 2024, contra 16,13% em 2020.

Contexto de 2020

Nas eleições de 2020, nenhuma mulher foi eleita prefeita nas capitais. No entanto, em cidades com mais de 200 mil habitantes, mulheres venceram em oito localidades: Suellen Silva (Bauru-SP, Patriota), Raquel Chini (Praia Grande-SP, PSDB), Raquel Lyra (Caruaru-PE, PSDB), Elisa Gonçalves (Uberaba-MG, Solidariedade), Elizabeth Silveira (Ponta Grossa-PR, PSD), Marília Campos (Contagem-MG, PT), Margarida Salomão (Juiz de Fora-MG, PT), e Paula Mascarenhas (Pelotas-RS, PSDB).

Ultimas notícias

Pagamento dos servidores do Poder Executivo em novembro terá...
CBVD realiza Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado...
Nitinho prestigia solenidade de título conferido ao desembar...
Projeto traz cinema na praça para o público do povoado Areia...
Candidatos derrotados nas eleições, retornam à Secretarias d...
15° edição do Festival Varilux estreia nesta quinta no Cine ...