Evento nacional do setor de rodovias também é espaço de comercialização da produção sergipana
A cultura sergipana dos produtos feitos à mão e a culinária local marcam presença no 26º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e 49ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv). O evento acontece de 19 a 22 de agosto no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, na capital, e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) garantiu a presença de 17 empreendedores do artesanato e da economia solidária de Sergipe durante a programação.
A doceira Valdeci Conceição tem mais de 30 anos no segmento de doces caseiros. Ela levou uma variedade deles, dez diferentes tipos, além de oito receitas de biscoitos. Ela conta que gosta muito de eventos como esse. “É maravilhoso participar de eventos. Se tivesse toda semana, eu estaria aqui. As pessoas gostam muito e o que eu faço também é cultura”, disse, cheia de razão, a empreendedora, que é moradora do Mosqueiro.
Em sua primeira visita a Sergipe, a advogada Ana Karla, da cidade de Goiânia, aprecia a presença dos espaços culturais em eventos como o Enacor/RAPv. “Vou ser bastante franca: eu visito muitas feiras e a graça dessas feiras é exatamente a participação da comunidade, a presença do artesanato, das coisas típicas do local. Pode ver que os estandes que mais têm pessoas são os desse tipo. Eu acho que é muito importante a participação. O Nordeste é muito bom!”, comentou a visitante.
O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, esteve presente na abertura do evento, na noite de segunda-feira, 19, e conferiu o espaço de exposição e comercialização destinado aos empreendedores. “Este é mais um evento onde nossos artesãos e produtores da economia solidária têm seu lugar, cumprindo a política de Estado. Todo evento que o Governo do Estado promove ou patrocina terá sempre a presença do artesanato e da economia solidária de Sergipe”, ressaltou.
O ceramista José Douglas é um dos 12 artesãos participantes e acredita no potencial de visibilidade que eventos como estes proporcionam para os artesãos sergipanos. “É de grande importância para todos nós estarmos em mais um evento nacional, para termos destaque não só nacionalmente, mas também internacionalmente”, avalia o artesão.
Fotos: João Vitor Lobo