Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrada nesta quarta-feira (23) expôs um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As investigações apontam para o desvio de recursos de aposentados e pensionistas ao longo de anos, estimado em até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
De acordo com as apurações, os suspeitos realizavam cobranças mensais irregulares, descontadas diretamente dos benefícios dos segurados sem a devida autorização. O ministro da CGU, Vinícius Carvalho, detalhou que associações envolvidas no esquema ofereciam serviços inexistentes ou sem estrutura, como descontos em academias e planos de saúde, e falsificavam as assinaturas dos beneficiários do INSS para efetuar os descontos indevidos. Uma amostra de 1.300 aposentados e pensionistas entrevistados pela CGU revelou que 97% deles nunca autorizaram os descontos em seus benefícios.
A operação resultou na prisão de cinco pessoas e levanta um alerta para os segurados do INSS sobre a importância de verificar seus extratos de pagamento para identificar possíveis descontos não autorizados. As autoridades forneceram um passo a passo para que os beneficiários possam verificar se foram vítimas do esquema e como proceder para excluir cobranças indevidas. A investigação busca agora identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los pelo bilionário desvio de recursos.
Como saber se tive valores descontados?
Para descobrir se houve descontos indevidos, o aposentado ou pensionista deve consultar o extrato do INSS. No documento, estão todas as retiradas, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.
Veja o passo a passo:
- Acesse o app ou site Meu INSS
- Faça login com CPF e senha do Gov.br
- Clique em “Extrato de benefício”
- Em seguida, clique sobre o número do benefício
- Na próxima tela, irá aparecer o extrato
- Basta, então, verificar descontos de mensalidades associativas
Como excluir cobrança indevida?
O aposentado ou pensionista que não reconhecer um desconto em seu benefício pode requerer o serviço “excluir mensalidade associativa” pelo aplicativo, no site do Meu INSS ou pela central 135. 📲
Confira o passo a passo para excluir a cobrança:
- Entre no app “Meu INSS”
- Faça login com CPF e senha do Gov.br
- Clique no botão “novo pedido”
- Digite “excluir mensalidade”
- Clique no nome do serviço/benefício
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções
Para bloquear o benefício para as associações, para que elas não consigam realizar os descontos de mensalidade, é preciso seguir as orientações abaixo:
- Entre no Meu INSS
- Faça login com CPF e senha do Gov.br
- No campo de pesquisa da página inicial , digite “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções
O beneficiário ainda tem a opção de entrar em contato com a associação para registrar uma reclamação e solicitar o estorno das contribuições realizadas de forma indevida.
Para o ressarcimento, o aposentado ou pensionista pode ligar para o telefone 0800 da entidade, cujo número aparece no holerite.
Além disso, o segurado pode enviar e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o ocorrido.