Pular para o conteúdo

Escolas estaduais de Sergipe participam da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Compartilhe

As premiações na Mostratec reafirmam o compromisso das escolas estaduais sergipanas com a educação de qualidade

Com a participação de diversas escolas estaduais de Sergipe que se destacaram com projetos premiados, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) foi um espaço de inovação e criatividade. Entre as instituições que participaram da competição estão o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju, o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, situado em Canindé de São Francisco, o Colégio Estadual José Inácio de Farias e o Centro Educacional Almeida Santos, ambos em Monte Alegre de Sergipe. Todas as unidades escolares integram a rede estadual de ensino de Sergipe e, durante o evento, que ocorreu de 21 a 25 de outubro de 2024, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, apresentaram projetos que refletem a dedicação e o talento de alunos e professores.

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense apresentou o projeto ‘Desenvolvimento de Aventais Térmicos Utilizando Polímeros Naturais como Fécula de Mandioca e Bagaço da Cana’. “Ver a dedicação deles, desde a pesquisa até a criação das peças, foi inspirador. Acho que o maior prêmio que recebemos foi o aprendizado que cada um teve ao longo desse processo. O reconhecimento na Mostratec foi a cereja do bolo, mas o que me deixa mais feliz é saber que plantamos uma semente de consciência ambiental e de criatividade nesses jovens. Isso prova que, quando damos espaço para que eles explorem suas ideias, eles podem criar algo realmente significativo e transformador”, afirmou a professora Darcylaine Martins, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense.

O Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto apresentou o projeto ‘Acendra – Purificação de Águas à Base de Biopolímeros Extraídos do Quiabo’ e o projeto ‘PalmLac – Integração da economia circular e segurança alimentar através do reaproveitamento sustentável do soro de leite para combater a subnutrição’. O projeto ‘PalmLac’ foi premiado em 1° lugar na categoria de História e Ciências Sociais e também ganhou o prêmio de Excelência Associação Brasileira de Incentivo à Ciência, além de uma credencial para a Mostra Nacional de Ciência em Portugal. Já o projeto Acendra ficou em 3° lugar na categoria de Ciências Ambientais.

A professora Lark Soany Santos destacou a importância da Mostra Internacional para a escola. “A Mostratec é a maior feira de ciências da América Latina, e acontece no estado berço da iniciação científica no país. Possibilita-nos conhecer diversas nuances da ciência na educação básica brasileira. Vemos pesquisas muito avançadas aqui, e enxergamos possibilidades para poder melhorar as nossas, além de que a feira é uma possibilidade de entrar na faculdade, visto que as suas medalhas valem pontos para alguns vestibulares que usam como porta de entrada medalhas em feiras e olimpíadas”, pontuou.

“Os alunos dos projetos que participaram desta edição da feira mostraram que, quando o protagonismo impera, tudo pode acontecer. Nós, professores, estamos aqui apenas guiando a pesquisa, e eles têm se mostrado muito competentes em conduzi-las. Vemos a transformação do conhecimento popular em conhecimento científico dia a dia no nosso laboratório”, complementou a professora Lark Soany.

O estudante Lucas Nascimento, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, reforçou a importância da Mostratec para a educação sergipana. “Para nós, foi importante não só pelo reconhecimento, mas também pelo aprendizado e pelas conexões que fizemos com outros estudantes e pesquisadores. Isso nos motiva a continuar explorando novas ideias e buscando soluções para problemas reais. Participar de um evento desse porte mostra que a educação pública tem muito a oferecer e que podemos ir longe quando temos apoio e incentivo”, reforçou.

O Colégio Estadual José Inácio de Farias e o Centro Educacional Almeida Santos também marcaram presença na Mostratec com o projeto ‘Scimental’, que se tornou o primeiro projeto de ensino fundamental a participar do evento, evidenciando o destaque da iniciação científica em Sergipe. A aluna Emanuelle Vitória, do Colégio Estadual José Inácio de Farias, destacou a experiência de participar da Mostratec. “Foi uma experiência incrível e enriquecedora. Foi um grande desafio, mas aprendemos muito durante todo o processo. Pude desenvolver minhas habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe. O mais importante foi perceber que nosso projeto tem o potencial de trazer benefícios reais para a sociedade. Foi uma oportunidade única de representar nosso estado e mostrar o que podemos fazer”, afirmou.

Reconhecimento e Aprendizado
As participações na Mostratec não apenas resultaram em prêmios, mas também proporcionaram aos alunos uma rica experiência de aprendizado e troca de conhecimentos. Os professores que orientaram os projetos ressaltaram a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento de habilidades críticas nos estudantes.

De acordo com a professora Lark Soany, a participação de Sergipe, especialmente no alto sertão sergipano, é uma prova da força da educação pública. “Essa foi a terceira participação, e em todas estivemos no pódio: 2022 com um bronze; 2023 com uma prata, e agora em 2024 com mais um bronze, um ouro inédito, uma credencial internacional e o prêmio de Excelência em Pesquisa”, afirmou.

Com a presença na Mostratec, as escolas estaduais de Sergipe demonstram que a educação pública pode ser uma plataforma para a criatividade e o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras.

Mostratec


A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. No evento, jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, apresentam projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Além da exposição de projetos, a Mostratec conta com eventos integrados, como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

Ultimas notícias

Horóscopo do dia: previsão de hoje 22/04/2025 para seu signo
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DOS CAMINHONEIROS 2025 ESTÁ PRONTA COM ...
Motor de avião pega fogo e cerca de 300 passageiros entre vá...
Mudanças climáticas tornam arroz mais tóxico, revela estudo
Decisão do governo Trump de revogar política tributária impa...
INSS antecipa consulta ao 13º salário de aposentados e pensi...