Mesmo internado na UTI do hospital DF Star, em Brasília, em recuperação de uma cirurgia no aparelho digestivo, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado oficialmente nesta quarta-feira (24) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A intimação refere-se à abertura da ação penal na qual Bolsonaro é acusado de participar de uma tentativa de golpe de Estado.
De acordo com o STF, a entrega foi feita por um oficial de Justiça, diretamente no leito hospitalar. A Corte alegou que todos os demais acusados no processo já haviam sido intimados, e que, no caso do ex-presidente, aguardava-se apenas uma “data adequada” para a diligência. No entanto, a recente participação de Bolsonaro em uma live com os filhos, promovendo a venda de um capacete, foi interpretada pelos ministros como evidência de que ele estava apto a receber o mandado judicial.
A defesa de Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o episódio. A ação penal marca mais um desdobramento na investigação que apura os eventos relacionados ao 8 de janeiro de 2023 e o alegado envolvimento do ex-presidente em articulações para subverter o resultado das eleições.